Também é bom saber que a rolha do champanhe é feita com uma cortiça mais compactada na parte inferior

Se você já estourou um bom champanhe deve ter reparado que a rolha fica um pouco maior que o gargalo, sendo impossível reintroduzi-la. O enólogo Kyle Kurani explica que essa expansão depende do tempo que a cortiça ficou na garrafa. Além disso, são necessários 15 meses para o champanhe estar no período ideal para consumo.

Nesse tempo, a rolha vai absorvendo o dióxido de carbono que existe na bebida e a faz borbulhar. Também é bom saber que a rolha do champanhe é feita com uma cortiça mais compactada na parte inferior, mais elástica do que a parte superior, que é feita de cortiça granulada. Isso permite que o champanhe seja armazenado em pé, ao contrário do vinho, que fica melhor se for mantido na horizontal.

Quando é aberta uma garrafa que está com uma pressão interna muito grande, a rolha vai se soltar e tentar voltar à sua forma original, mais expandida. Entretanto, se você abrir um espumante mais antigo, com cerca de 30 anos, a rolha já teve tempo suficiente para se expandir e se adaptar dentro da própria garrafa!

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here