Outro grande atrativo do estadual – que promete ser o principal torneio do Nordeste em 2018 – será Rogério Ceni a frente do Tricolor

Terá inicio nessa quarta-feira a 104ª edição do Campeonato Cearense, que talvez na temporada 2018 seja o principal torneio estadual da região nordeste do país. A competição começa motivada após os acessos do Ceará para a Série A do Campeonato Brasileiro e do Fortalezapara a Série B. Além disso, uma atração a parte será a presença de Rogério Ceni, como treinador do Fortaleza.

O ex-treinador e ídolo do São Paulo terá a chance de decolar na carreira, muito por que estará trabalhando ao lado do executivo de futebol, Sérgio Papelin, um dos profissionais com melhores resultados no futebol brasileiro. Outro fator interessante é a recuperação do Ferroviário, terceira força do futebol cearense e que vinha no ostracismo nos últimos anos, e que em 2017 foi vice-campeão estadual.

O Ferroviário investiu na contratação do técnico Carlos Rabello, que levou o modesto time do Juazeirense ao acesso na Série D do Campeonato Brasileiro. Até por conta de todos esses destaques, o Campeonato Cearense promete ser bastante disputado, com grandes jogos, rodada a rodada.

A BOLA ROLA NESSA QUARTA-FEIRA
Três jogos abrem a primeira rodada do estadual nessa quarta-feira, sendo duas partidas às 21h15 e outra às 22h30 (horários de Brasília). Jogando no Estádio Presidente Vargas, o Floresta – clube recém promovido a elite estadual – recebe o Maranguape. No mesmo horário, o Horizonte encara o Guarani de Juazeiro, no Estádio Domingão. Todos os quatro times tentam começar o estadual com a perna direita no estadual, com vitória.

Outro time que subiu da segunda divisão para a Série A do Campeonato Cearense, foi o Iguata. O time do interior do estado começa a sua participação no torneio recebendo o Ferroviário, no Estádio Morenão, às 22h30. Vice-campeão estadual, o FAC tenta sair da fila por títulos e para isso terá que fazer um ótimo estadual.

GRANDES SÓ ESTREIAM NA PRÓXIMA SEMANA
Apesar do início do estadual, os dois principais times do estado – Fortaleza e Ceará – só entram em campo na próxima semana. Com jogos adiados da primeira rodada para o final do mês, ambos farão sua estreia em jogos válidos pela segunda rodada. Enquanto o Tricolor Cearense encara o Uniclinic, no PV, na estreia de Rogério Ceni, no dia 17, às 22h30, o Vozão joga na sexta-feira, diante do Guarani de Juazeiro, às 21h, na Arena Castelão.

REGULAMENTO
Os 10 times se enfrentam em turno único. Ao término das nove rodadas, os seis primeiros avançam, e os dois últimos são rebaixados. Na segunda fase, as equipes jogam entre si novamente em turno único, e os quatro melhores se classificam.

Se dois ou mais clubes terminarem com a mesma pontuação em ambas as etapas, os critérios de desempate serão: 1) número de vitórias; 2) saldo de gols; 3) gols pró; 4) confronto direto; 5) sorteio.

As semifinais (primeiro contra o quarto/segundo contra o terceiro) assim como a final, serão disputadas em partidas de ida e volta, com vantagem do mando de campo no segundo confronto para os times mais bem colocados.

No caso de empate no número de pontos e no saldo de gols nestas etapas de mata-mata, a equipe com melhor campanha garante vaga na decisão e/ou conquista o título.

Próximos Jogos
Floresta-CE x Maranguape
10/01/2018 21:15
Horizonte x Guarani de Juazeiro-CE
10/01/2018 21:15
Iguatu x Ferroviário
10/01/2018 22:30
Fortaleza-CE x Tiradentes-CE
31/01/2018 20:00
Ceará-CE x Uniclinic-CE
01/02/2018 20:00

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here