Home Destaque Açude Araras, na região norte, foi o que mais recebeu recarga na quadra chuvosa de 2019

Açude Araras, na região norte, foi o que mais recebeu recarga na quadra chuvosa de 2019

0
Açude Araras, na região norte, foi o que mais recebeu recarga na quadra chuvosa de 2019

O gigante Paulo Sarasate, está com mais de 64% da sua capacidade de armazenamento

Com a aproximação do fim da quadra chuvosa no Ceará, os grandes reservatórios que abastecem o estado, vão registrando bons níveis de acúmulo de água. Um dos destaques neste quesito é o açude Araras (Paulo Sarasate), na cidade de Varjoja na região norte, do estado. Com capacidade para armazenar 889 milhões de metros cúbicos, o reservatório encontra-se até o momento com 64,9% de sua capacidade, ou seja, 576 milhões de metros cúbicos armazenados.

Com este volume, está assegurado o abastecimento humano e para a agricultura irrigada das cidades do entorno do reservatório.

Histórico

O açude Araras (Paulo Sarasate), está construído sobre o leito do rio Acaraú, entre os municípios de Varjota, Pires Ferreira, Hidrolândia e Santa Quitéria a cerca de 315 km da cidade de Fortaleza.

Sua capacidade é de 891 milhões de metros cúbicos de água, o que o coloca como o quarto maior reservatório de água do Ceará. A bacia hidrográfica do rio Acaraú, à qual pertence o Açude Araras, cobre uma área de 3.520 km².[1]

As obras de construção foram concluídas em 1958 pelo DNOCS. Tem como finalidades a perenização e controle das cheias do rio Acaraú, a irrigação de 14.000 ha nas várzeas do mesmo rio, a piscicultura e o aproveitamento de culturas na área de montante. Sangrou pela última vez na estação chuvosa de 2011.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here