Home Destaque Assembleia Legislativa aprova proposta que cria espaços para atendimento exclusivo das mulheres nas delegacias do Ceará

Assembleia Legislativa aprova proposta que cria espaços para atendimento exclusivo das mulheres nas delegacias do Ceará

0
Assembleia Legislativa aprova proposta que cria espaços para atendimento exclusivo das mulheres nas delegacias do Ceará
Deputada Érika Amorim. Foto Divulgação ASCOM

A iniciativa é de autoria da procuradora adjunta da Mulher no Legislativo, a deputada Érika Amorim (PSD).

A Assembleia Legislativa aprovou, durante sessão plenária desta quarta-feira (23/2), Projeto de Indicação no sentido de prestar assistência às mulheres cearenses: a sugestão para criação das “Salas das Margaridas”, espaços especializados para o atendimento às mulheres vítimas de violência nas delegacias de polícia do Ceará. A iniciativa é de autoria da procuradora adjunta da Mulher no Legislativo, a deputada Érika Amorim (PSD).

“Temos buscado propostas com o objetivo de prestar a melhor assistência às mulheres que precisam deste olhar mais cuidadoso e mais humanizado. A Sala das Margaridas busca promover essa atenção pois são espaços reservados e privativos, onde a mulher vítima de violência será acolhida por uma equipe especializada composta, preferencialmente, por mulheres”, explica a parlamentar, terceira secretária da Mesa Diretora da Assembleia.

A parlamentar aponta que a escolha do nome se deu após experiência exitosa no Rio Grande do Sul. “Naquele Estado, o nome Margarida foi escolhido a partir da simbologia da flor, que é considerada uma das mais fortes da natureza”, defendeu, acrescentando que “a estratégia da criação desses espaços pode se tornar uma das principais políticas públicas da Polícia Civil no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher”.

Com a aprovação na Assembleia, o projeto segue para as mãos do governador Camilo Santana, que poderá encaminhá-lo novamente à Assembleia, por meio de uma mensagem para apreciação e, posteriormente, promulgação.

DEFESA DA MULHER
Bandeira defendida pela deputada Érika Amorim, a defesa da mulher é tema de outras propostas da parlamentar. Em destaque, o projeto que virou a Lei nº 17.465, que garante a prioridade de atendimento às mulheres vítimas de violência nas unidades de saúde da rede pública e privada do Ceará, e o Projeto de Indicação n° 215/2021, que visa instituir o “Programa Tem Saída”, prestando apoio para que essas mulheres retomem suas vidas, também, na esfera profissional.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here