Home Destaque Butanvac: Butantan anuncia nova candidata a vacina contra Covid-19

Butanvac: Butantan anuncia nova candidata a vacina contra Covid-19

0
Butanvac: Butantan anuncia nova candidata a vacina contra Covid-19
Instituto Butantan, na zona oeste de São Paulo Foto: Divulgação Governo do Estado de São Paulo

Fabricação começa em maio, e 40 milhões de doses estarão disponíveis a partir de julho, mas dependem de aval da Anvisa para serem usadas

O Instituto Butantan anunciou a criação da Butanvac, nova candidata à vacina contra a Covid-19. O instituto pedirá autorização à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ainda hoje para iniciar os estudos clínicos em voluntários, e os testes podem ser iniciados em abril.

De acordo com anúncio do Butantan, a fabricação começa em maio, e 40 milhões de doses estarão disponíveis a partir de julho, mas dependem de aval da Anvisa para serem usadas. A tecnologia é a mesma da vacina da gripe, portanto é mais barata do que as outras vacinas contra Covid-19. Além disso, o novo imunizante leva em conta a variante brasileira, a P1.

“Protocolaremos esse material ainda hoje e vamos dialogar intensamente com a Anvisa para que ela perceba a importância da autorização do início desses estudos clínicos o mais rapidamente possível, para que possamos em um mês e meio, dois meses e meio, terminar essa fase de avaliação clinica e iniciar a produção”, afirmou o diretor do Instituto, Dimas Covas.

Segundo Dimas Covas, a vacina começou a ser produzida há exatamente um ano, em 26 de março de 2020. O imunizante foi desenvolvido com matéria-prima brasileira e mesma tecnologia usada na vacina da gripe. A promessa é que a de que a vacina produza uma resposta imune maior que as vacinas atuais

Além do Brasil, a Butavac também será testada no Vietnã e na Tailândia, onde a fase 1 já foi iniciada. O  Instituto Butantan produzirá a vacina em um consórcio internacional ao lado do Instituto de Vacinas e Biologia Médica do Vietnã e da Organização Governamental Farmacêutica da Tailândia. O Brasil produzirá 85% da capacidade total. O compromisso do Butantan é fornecer a vacina para países de baixa e média renda. 

O objetivo é encerrar os testes e ter 40 milhões de doses da vacina prontas antes do fim de 2021.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here