Home Destaque Chuvas de até 110 mm provocam enchentes em Fortaleza e Região Metropolitana

Chuvas de até 110 mm provocam enchentes em Fortaleza e Região Metropolitana

0
Chuvas de até 110 mm provocam enchentes em Fortaleza e Região Metropolitana

Bairros de Caucaia ficaram completamente alagados pelas águas

A cidade de Fortaleza e algumas da Região Metropolitana, sofreram com alagamentos após chuvas de até 110 mm registrados na madrugada desta segunda-feira (13), conforme levantamento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Em Fortaleza as chuvas registraram alagamentos em diferentes pontos da cidade, gerando transtornos para moradores. Em alguns pontos, o acúmulo de água nas vias dificulta a passagem de pedestres, motocicletas e até de carros. Um das áreas mais afetadas, foi o bairro Genibaú, que fica na divisa com Caucaia, às margens do rio Maranguapinho que transbordou e invadiu ruas e casas do entorno.

No entanto, foram registrados transtornos nos bairos; Aeroporto, Álvaro Weyne, Autran Nunes, Bom Jardim, Centro, Conjunto Ceará, Cristo Redentor, Damas, Dom Lustosa, Genibaú, Granja Lisboa, Henrique Jorge, Itaoca, Jardim América, Jóquei Clube, Meireles, Mondubim, Montese, Parangaba e Passaré, entre outros.

Já em Caucaia, as áreas mais afetadas, foram o bairro São Miguel e Parque das Nações, que ficam muito próximo ao rio Siqueira que transbordou e invadiu ruas, casas e imoveis comerciais. A água foi tanta que invadiu um trecho da BR 222, na altura do km 3,5 no bairro Tabapuá, provocando transtornos para moradores e ao trânsito na movimentada via de acesso a Fortaleza.

PRF afirma que fenômeno foi causado por que rio Maranguapinho não conseguiu dar vazão ao volume de chuvas que atingiu o local Foto: Larissa Wenya

Chuvas no Ceará

Decordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), houve mais precipitações em outras áreas do estado e que os dados serão atualizados à medida que novas informações forem chegando ao órgão. No entanto, o órgão divulgou boas chuvas em pelo menos 10 localidades do estado. Veja abaixo.

Fortaleza (Posto: FUND.MA.NILVA(AGUA FRIA)) : 110 mm
Fortaleza (Posto: CACA E PESCA) : 101.4 mm
Fortaleza (Posto: DEFESA CIVIL DE FORTALEZA) : 100 mm
Pindoretama (Posto: PINDORETAMA) : 94 mm
Uruburetama (Posto: URUBURETAMA) : 88 mm
Maracanaú (Posto: MARACANAU) : 78 mm
Itapipoca (Posto: ARAPARI) : 77.2 mm
Caucaia (Posto: CAUCAIA) : 75.6 mm
Aquiraz (Posto: SITIO SAPUCAIA FAGUNDES) : 71 mm
Uruburetama (Posto: ACUDE MUNDAU) : 70 mm

Motivos e previsões

A precipitação tem relação com a atuação de áreas de instabilidade atmosférica associadas à proximidade da Zona de Convergência Intertropical, segundo a Funceme.

A previsão do órgão para esta segunda é de céu Madrugada e início da manhã, céu parcialmente nublado com chuva. À tarde e à noite, céu variando de poucas nuvens a sem nuvens.

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse GAZETA DA JUREMA e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique:http://gazetadajurema.com.br/ e nos siga no Instagram https://www.instagram.com/gazetadajurema/

Seja um apoiador do site e ajude a continuarmos gerando conteúdos. Colabore com qualquer valor pelo PIX abaixo!

Compartilhe esse artigo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here