Home Destaque Conheça sintomas do câncer de próstata e previna-se

Conheça sintomas do câncer de próstata e previna-se

0
Conheça sintomas do câncer de próstata e previna-se

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de 65.840 novos casos em 2022, correspondendo a 29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino

Um dos tipos de câncer mais frequentes na população masculina é o que afeta a próstata. Dados da American Cancer Society (Sociedade Americana contra o Câncer) estima que em 2022 serão diagnosticados mais de 268 mil novos casos de câncer de próstata nos Estados Unidos e que serão reportadas 34,5 mil mortes em razão da doença.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de 65.840 novos casos em 2022, correspondendo a 29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino.

Dados do Inca apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano no Brasil, entre 2020 e 2022. Segundo a entidade, homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença.

Sintomas do câncer de próstata

  • Necessidade de urinar com mais frequência
  • Dificuldade para urinar em pé, fluxo fraco e demorado
  • Sangue no sêmen ou na urina

Esses sintomas também podem ser causados por outras doenças, por isso é fundamental buscar um médico para o diagnóstico correto.

Verifique os riscos para a doença

O professor Peter Johnson, médico diretor nacional do NHS, sistema de saúde público britânico, diz que é importante saber quais medidas tomar se o paciente está em situação considerada de risco para a doença.

“O prognóstico será muito melhor quanto mais cedo pudermos ver o paciente”, diz.

“É importante que os homens entendam que o câncer de próstata muitas vezes não apresenta sintomas em seus estágios iniciais, então não demore, verifique seus riscos agora. Um simples exame pode salvar sua vida”.

De acordo com estudos sobre o tema, um em cada oito homens terá câncer de próstata ao longo da vida.

Homens com mais de 50 anos, negros e aqueles com histórico familiar de câncer correm um risco ainda maior, segundo os dados levantados por pesquisadores sobre o tema.

A indicação é se consultar anualmente com um urologista a partir dos 50 anos para quem não tem histórico familiar da enfermidade e a partir dos 45 anos para quem tem.

As vantagens de um diagnóstico precoce

Andrew Richardson é um exemplo de como o diagnóstico precoce da doença pode salvar vidas. No passado, o pai dele havia tido câncer de próstata.

Em 2020, Andrew fez um exame de sangue de rotina que revelou alguns sinais preocupantes, seguidos por um diagnóstico de câncer de próstata.

Recuperado, ele aconselha outros homens: “Não fique pensando que está tudo bem. Algo pode acontecer. Se há uma coisa que aprendi sobre o câncer de próstata, é que ele é muito agressivo”.

“Tive muita sorte, não precisei de radioterapia, não precisei de quimioterapia. Uma operação foi o suficiente para mim”, acrescenta.

Andrew admite que a recuperação foi difícil.

Mas ele já voltou a correr, está prestes a voltar a jogar futebol e no verão passado conseguiu terminar uma corrida de 10 quilômetros em 52 minutos.

E ele ressalta que um exame de sangue salvou a sua vida. “Acredito que usei toda a minha sorte em uma única oportunidade”, diz.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here