Home Notícias Crianças são retiradas de cachoeira minutos antes de ‘cabeça d’água’ chegar; vídeo

Crianças são retiradas de cachoeira minutos antes de ‘cabeça d’água’ chegar; vídeo

0
Crianças são retiradas de cachoeira minutos antes de ‘cabeça d’água’ chegar; vídeo

Cachoeira do Paraíso fica em Peruíbe (SP) e é muito visitada durante o verão por moradores e turistas. Enxurrada quase atingiu moradores e turistas.

Uma cabeça d’água assustou moradores e turistas que estavam na cachoeira do Paraíso em Peruíbe, no litoral de São Paulo, no início da noite de terça-feira (22). Muitas crianças brincavam na água quando monitores do Parque Estadual do Itinguçú pediram para que todos saíssem da água após perceberem o princípio da cabeça d’água que foi registrada em um vídeo obtido pelo G1 nesta quarta-feira (23).

A cachoeira do Paraíso, localizada a 25 km do centro de Peruíbe, é formada por várias piscinais naturais, rasas e fundas, cercada de uma muralha de pedras e visitadas por moradores e turistas. De acordo com Vitória Ciane da Silva, de 21 anos, que é monitora do local, a tromba d’água começou a se formar após as 15h.

“Antes da chuva tinha muita gente lá, mas começou a chover e muitos saíram da água. Pouco antes do fenômeno tinha uma família com duas crianças que tinham acabado de chegar. Eu e os outros monitores percebemos os sinais de que se formaria uma tromba d’água e sinalizamos para que todos saíssem da cachoeira rapidamente”, explica.

Vitória afirma que os sinais percebidos pelos monitores foram a água barrenta e muitas folhas soltas das árvores que cercam a cachoeira. O local foi evacuado e, em minutos, a cabeça d’água chegou. “Foi o tempo de avisarmos e tirarmos todos da água. Por situações como essa é muito importante que todos assistam as palestras que damos antes dos passeios no parque. Sempre orientamos sobre como agir em casos como esse”, alerta.

Segundo especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a cabeça d’água ocorre depois de uma chuva forte que aumenta o nível do rio e provoca enxurrada por conta do fluxo anormal de água. Ainda de acordo com meteorologistas, o fenômeno é comum quando ocorre um período quente, seguido de chuva concentrada.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here