Home Polícia Duas pessoas são presas por praticar golpes no Whatsapp em 19 estados do país

Duas pessoas são presas por praticar golpes no Whatsapp em 19 estados do país

0
Duas pessoas são presas por praticar golpes no Whatsapp em 19 estados do país

As prisões foram realizadas pelas polícias do Ceará e de São Paulo. A dupla realizava golpes se disfarçando de familiares ou de amigos das vítimas

Duas pessoas foram presas por participar de esquema de golpes por meio do aplicativo de Whatsapp em todo o País. Segundo as polícias do Ceará e de São Paulo, a dupla tem feito vítimas em 19 estados brasileiros. Elen Carolina da Silva Nascimento, de 26 anos, e Robinson Manfrin, de 37, foram presos no Ceará e em São Paulo, respectivamente, na manhã dessa quinta-feira (28).

Outros suspeitos estão sendo investigados de participar do esquema criminoso. Diante da operação, a polícia alerta as pessoas aos modos de prevenção para não cair em golpes na internet.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a dupla conversava com as vítimas se passando de familiares ou amigos de confiança para conseguir depósitos financeiros. Em alguns casos, os suspeitos conseguiam até o acesso às contas de banco por meio do número da linha de suas vítimas.

Durante as investigações, a polícia encontrou vítimas em pelo menos 19 estados: Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Ceará.

Até o momento, 50 registros de Boletins de Ocorrência no Ceará foram identificados contra o grupo. As investigações continuam para encontrar outras pessoas com participação direta ou indireta no esquema. Além disso, a polícia investiga se há ações voltadas contra prefeituras e prefeitos do Estado.

De acordo com a SSPDS, Elen Carolina da Silva Nascimento, de 26 anos, era é a responsável por conseguir contas falsas e fornecê-las para os outros integrantes do esquema. Ela foi presa em Fortaleza e autuada como estelionato.

Já Robison Manfrin, que já possui passagem por posse de drogas, foi preso no município de Cotia, na Grande São Paulo, e indiciado por crimes de furto, estelionato e por participar de organização criminosa.

Modos de prevenção

Diante dos casos de golpes, a polícia alerta à população aos cuidados para não ser vítima desse tipo de crime. De acordo com a SSPDS, a orientação é que as pessoas utilizem a verificação em duas etapas do aplicativo Whatsapp. O recurso permite que o usuário acompanhe o número de verificação de telefone no Whatsapp por uma senha (PIN) de 6 dígitos definido pelo usuário.

Segundo a Polícia, essa é a melhor forma de se prevenir do golpe. Outra forma apontada como não ser vítima do crime é evitar negociações somente por aplicativo de mensagens. Para ativar o recurso de duas etapas, basta abrir o Whatsapp e seguir o seguinte passo a passo: Configurações> Conta> Verificação em duas etapas> Ativar. Ao ativar, o usuário terá que informar um endereço de e-mail para que o app possa enviar um link caso esqueça a senha do PIN.

Fonte: Tribuna do Ceará

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here