Home Destaque É verdade que vinho tinto dá dor de cabeça?

É verdade que vinho tinto dá dor de cabeça?

0

Para evitar as dores de cabeça, o ideal é tomar um anti-histamínico

banner_256Uma das bebidas mais tradicionais de todas é conhecida também por causar um efeito indesejado em muitas pessoas: dores de cabeça. Ainda que muita gente acredite que apenas vinhos e má qualidade causem as enxaquecas, a verdade é que não é bem assim: muitas vezes, as dores têm relação com alguma substância presente na bebida.

Alimentos e bebidas fermentados, como é o caso do vinho e do queijo, têm, em sua composição, substâncias conhecidas como histaminas, que provocam sintomas alérgicos. O vinho tinto é conhecido por ter níveis mais elevados dessa substância – além do mais, o consumo de álcool por si só já aumenta os níveis de histamina na correte sanguínea.

Para evitar as dores de cabeça, o ideal é tomar um anti-histamínico mais ou menos uma hora antes de começar a beber – é preciso ter cuidado, no entanto, com outras reações eventuais do consumo de álcool com o do medicamento. Além do mais, beber com moderação é fundamental para não ter problemas de saúde.

Outras substâncias

Outra substância presente em queijos e em vinho tinto é a tiramina, um aminoácido naturalmente produzido durante a fermentação. Essa substância altera nossa pressão sanguínea e é conhecida também por causar enxaquecas. Para evitar esse problema, não consuma vinho com queijo ou com outros produtos que foram fermentados.

           
Já a prostaglandina é um componente presente no vinho e que também tem relação com dores e inflamações. Para driblar esse efeito indesejado, o ideal é tomar aspirina ou ibuprofeno antes de encher a taça. Isso, claro, é uma dica que deve ser colocada em prática com moderação, já que a administração desses medicamentos juntamente com o álcool causa problemas de fígado.

Tem mais!

Os taninos e os fenólicos são componentes da casca da uva e que agem dilatando os vasos sanguíneos – o resultado? Dores de cabeça, é claro. A dica aqui é simplesmente evitar o consumo de vinho tinto e não beber quando estiver de cabeça quente, já que o estresse também atua como vasodilatador, o que é pior para as dores de cabeça. Procure por vinhos que sejam feitos com uvas de baixo teor de taninos, como a Pinot Noir.

Agora se a questão é lidar melhor com a ressaca, saiba que ela geralmente é causada por desidratação, então o ideal é consumir água enquanto bebe vinho para se manter hidratado, além, é claro, de dar preferência aos produtos com menos teor alcoólico e de sempre, sempre mesmo, beber com moderação e somente quando não estiver dirigindo.

Fonte: megacurioso.com

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here