Com erros em todos os setores o Leão foi presa fácil para a equipe baiana
Precisando vencer para garantir permanência na Série A do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza recebeu o Bahia em um confronto direto na Arena Castelão e viu o sonho adiado. A equipe acabou goleada pelo placar de 4 a 0 e agora depende de algumas combinações para permanecer.
Fortaleza não teve a postura de quem estava disputando uma “final”. O time entrou em campo diante do Bahia com velocidade e ditando o ritmo, mas bastaram alguns minutos para o Bahia responder com efetividade e vencer a defesa exposta e quebrar a também frágil barreira emocional da equipe.
O Fortaleza esperava um Bahia mais recuado e por isso apostou na velocidade do time. Juninho e Luiz Henrique voltaram entre os titulares para a partida. Igor Torres não foi relacionado por opção técnica. Na primeira tentativa de contra-ataque, o Bahia teve sucesso. Com uma jogada de Nino Paraíba, Rodriguinho finalizou de cabeça e abriu o placar aos seis minutos. Uma falha de Quintero. O gol logo no início complicou a missão do Leão, que agora tinha que correr atrás do prejuízo e encontrar uma forma de vencer as linhas fechadas do adversário.
Paulão teve a grande chance do time no primeiro tempo, mas acertou o travessão. O Leão tinha um ataque de pouca movimentação entre Romarinho, David e Wellington Paulista.
Na segunda etapa, Felipe e Juninho tiveram finalizações defendidas por Douglas. O Bahia respondeu com um chute para fora de Rodriguinho. Na sequência, o meia da equipe visitante marcou o segundo de cabeça, em novo cochilo da defesa. Nesse momento, Enderson Moreira já tinha promovido duas mudanças na equipe: as entradas de Osvaldo e Vázquez no lugar de Luiz Henrique e Romarinho. Mas o segundo gol foi o golpe final para o emocional da equipe.
A partir daí não houve tranquilidade para o Fortaleza e o que se viu foi uma atuação cheia de falhas. Os dois pênaltis completaram a derrota decepcionante. Felipe fez falta em Rossi e foi expulso. Paulão derrubou Rodriguinho na área. Os dois acabaram em gols do adversário e o Fortaleza foi engolido por um Bahia que ostentava a segunda pior campanha como visitante. Havia vencido apenas dos rebaixados Botafogo e Coritiba.
O duelo contra o Bahia era a final do Fortaleza, era onde os torcedores depositaram a esperança da permanência na Série A. Faltaram estabilidade emocional, foco e organização defensiva em campo. Com o passar do campeonato a equipe perdeu o título de uma das melhores defesas da competição.
A rodada do domingo (21) pode decretar rebaixamento duplo, caso Vasco e Goiás percam as partidas contra Corinthians e Bragantino, respectivamente. Para além de torcer, o Fortaleza precisa buscar evolução no futebol apresentado e opções, ou vai seguir remediando com essas apresentações criticáveis.
Gols!