Home Destaque Manifestantes fazem caminhada pela ruas e avenidas do Centro de Fortaleza

Manifestantes fazem caminhada pela ruas e avenidas do Centro de Fortaleza

0
Manifestantes fazem caminhada pela ruas e avenidas do Centro de Fortaleza

Grupo fez o bloqueio da Avenida da Universidade no início da manhã desta quarta-feira. Eles caminharam até o Centro

O grupo de manifestantes iniciou a caminhada pelas ruas e avenidas do Centro de Fortaleza. Os manifestantes passaram pela Avenida Duque de Caxias e devem passar pela Rua Senador Pompeu, pela Avenida 13 de Maio, vão seguir pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) e finalizam a caminhada  e o protesto em frente ao prédio da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Bairro Benfica.

Os manifestantes estavam concentrados desde as 8h desta quarta-feira (15) na Praça da Bandeira, no Centro. O trânsito está lento na área. Mais cedo, estudantes usaram cadeiras para bloquear por duas horas a Avenida da Universidade, no Bairro Benfica. Os organizadores do protesto não divulgaram quantas pessoas participam do ato. A Polícia Militar ainda não esteve no local.

Estudantes, centrais sindicais e movimentos sociais se aglomeram nas escadarias da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará e na praça e está prevista uma caminhada até o Bairro Benfica. Participam do protesto entidades como Sindifort, Sindiute, Adufc, Frente Povo sem Medo, Fórum Cearense de Mulheres, coletivos e diretórios acadêmicos.

Vários ônibus com estudantes de escolas estaduais e de educação profissional chegaram ao local.

Os alunos utilizam um carro de som para falar de ordem como “Fora, Bolsonaro” e “Educação não é mercadoria”.

Greve

A Universidade Federal do Ceará (UFC) disse, por meio de assessoria, que os serviços dos campi, como as bibliotecas, estão funcionando, mas parte dos professores liberou os alunos das aulas.

APEOC estima que cerca de 40 municípios aderiram à paralisação, resultando em mais de 20 mil pessoas mobilizadas em todo o Ceará, dentre profissionais de educação, estudantes, movimentos estudantis e sindicatos. Além dos atos na rua, estão acontecendo assembleias dentro de algumas escolas paralisadas.

A Unilab como instituição não fez nenhum tipo de manifestação oficial, mas muitos servidores aderiram a paralisação e participam de eventos tanto em Fortaleza como em Redenção. Oficialmente a unilab encontra-se em “funcionamento normal”, mas muitos setores devem estar com pessoal reduzido ou fechados por hoje.

Trânsito

Na Praça da Bandeira, os veículos conseguem passar pela Rua Meton de Alencar em direção ao Centro, mas com lentidão.  Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) estão no local.

Bloqueio de verba 

O Ministério da Educação anunciou o bloqueio de 30% na verba das instituições de ensino federais, que vai valer para todas as universidades e todos os institutos.

Fonte: Diário do Nordeste

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here