Home Destaque Novo “round” no PDT do Ceará; Justiça suspende reunião que elegeu Cid Gomes novo presidente da agremiação no estado

Novo “round” no PDT do Ceará; Justiça suspende reunião que elegeu Cid Gomes novo presidente da agremiação no estado

0
Novo “round” no PDT do Ceará; Justiça suspende reunião que elegeu Cid Gomes novo presidente da agremiação no estado
reunião do PDT que elegeu Cid aconteceu no final da tarde desta segunda-feira Foto: Kid Jr

Com a decisão, o deputado André Figueiredo  se mantém como presidente estadual, além de presidente nacional interino do partido

A luta pelo comando do PDT no Ceará, apresentou mais um “round”, entre o grupos liderados pelo senador Cid Gomes e o deputado federal André Figueredo. Após reunião realizada nesta segunda-feira (16), que elegeu Cid novo presidente da agemiação, Figueredo conseguiu uma liminar na justiça que anulou os atos do encontro, permitindo que o deputado permaneça no comando do partido no Ceará.

No despacho a juíza Maria de Fátima Bezerra Facundo da 28ª Vara Cível de Fortaleza, estabelece que “Ante o exposto, DEFIRO PARCIALMENTE A TUTELA DE URGÊNCIA solicitada na exordial e inaudita altera parte, com base no art. 300, caput do CPC, somente no sentido de suspender os efeitos do edital de convocação de reunião extraordinária do PDT/CE, que marcou eleição da nova executiva Estadual para o dia 16/10/2023 às 15h, ou caso já tenha sido realizada a reunião que se suspenda os efeitos da mesma, até ulterior deliberação deste juízo“, diz a juíza no texto. 

A decisão judicial, saiu logo após a votação que havia escolhido a nova Executiva estadual. Cid havia sido eleito como presidente, como vice, o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, o deputado federal Mauro Filho, como tesoureiro adjunto, o vereador Julio Brizzi como tesoureiro, o deputado Salmito Filho como secretário geral, ex-vice-prefeito de Fortaleza, Carlos Veneranda, como vogal e o deputado Guilherme Landim como líder do partido.

Na votação foram 49 votos, sendo 48 sim e apenas uma abstenção. Aliados do presidente interino da legenda, deputado federal André Figueiredo, não compareceram, apenas um advogado e um assessor do parlamentarmarcaram presença na reunião da legenda.

A “pendenga no PDT do Ceará”

Em reunião realizada no final de setembro pelo Diretório Estadual do PDT, tornou mais evidente o racha entre as duas alas do partido, comandadas por Cid Gomes e André figueiredo.

O deputado federal, André Figueiredo, presidente nacional interino do partido, saiu dessa reunião do diretório estadual no Ceará dizendo que não era possível conviver com o “autoritarismo” da ala pedetista do senador Cid Gomes e ressaltou que outras medidas seriam tomadas.

A reunião foi na sexta. Na segunda, André figueiredo já destituiu o senador Cid Gomes da presidência estadual do partido. Cid reagiu e convocou regimentalmente o diretório para realizar uma nova eleição do diretório estadual. no dia 16 de outubro.

André que havia criticado o comportamento “autoritário” da ala cidista, de uma canetada só destituiu o Diretório estadual da legenda e criou uma comissão provisória, tornando sem efeito a convocação da maioria dos membros do partido ligados ao senador Cid Gomes.

Cid voltou a reagir, agora, com uma notificação extrajudicial ao partido, solicitando cópia integral de qualquer documento ou processo que tenha fundamentado o fato de deixar inativo o diretório estadual do PDT no Ceará.

Na esteira do embate do PDT no Ceará, a juíza da 28ª Vara Cível de Fortaleza, Maria de Fátima Bezerra Facundo, no último dia 10 de outubro, anulou a decisão da Executiva nacional do PDT de tornar inativo o Diretório estadual do partido, bem como de formar uma comissão provisória no Ceará.

Em seguida, o Tribunal Regional Eleitoral também considerou a medida como ilegal que tornou o Diretório do PDT estadual inativo e determinou o retorno da composição anterior, mais uma vitória do grupo cidista que retomou o comado estadual da sigla no Ceará. 

A decisão de fazer uma nova eleição para eleger uma Executiva estadual foi mantida para este dia 16 de outubro, Cid foi eleito presidente estadual da sigla. Após o resultado da eleição surgiu uma outra decisão liminar da mesma juíza, Maria de Fatima Bezerra Facundo, da 28° Vara Cível de Fortaleza, agora suspendendo os efeitos da eleição de nova Executiva do PDT no Ceará.


Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse GAZETA DA JUREMA e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique:http://gazetadajurema.com.br/ e nos siga no Instagram https://www.instagram.com/gazetadajurema/
Seja um apoiador do site e ajude a continuarmos gerando conteúdos. Colabore com qualquer valor pelo PIX abaixo!

Compartilhe esse artigo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here