Home Destaque Peru pede ajuda mundial para encontrar ex-presidente foragido Toledo

Peru pede ajuda mundial para encontrar ex-presidente foragido Toledo

0

16473664_10208178431810777_6259955852080369983_nO Peru colocou o ex-presidente Alejandro Toledo em sua lista de criminosos mais procurados nesta sexta-feira depois que um juiz emitiu uma mandado internacional devido às alegações de que ele recebeu 20 milhões de dólares em propinas da empreiteira brasileira Odebrecht.

O Ministério do Interior ofereceu o equivalente a 30 mil dólares por qualquer informação que leve à sua captura e pediu à Interpol para emitir um alerta vermelho rapidamente para ajudar a localizá-lo.

“Qualquer pessoa do mundo que puder nos ajudar a encontrá-lo pode reivindicar a recompensa”, disse o ministro do Interior peruano, Carlos Basombrio, à rede de televisão local Canal N.

“O Peru não merece ver outro presidente fugir da justiça”, acrescentou Basombrio.

Toledo chegou ao poder denunciando a corrupção generalizada no governo de seu antecessor, Alberto Fujimori, que fugiu para o Japão em meio a um escândalo de corrupção de grande repercussão em 2000. Fujimori está cumprindo uma pena de 25 anos de prisão no Peru por corrupção e abusos de direitos humanos cometidos durante uma década de autoritarismo no comando do país. 

Toledo não foi condenado por nenhum crime, mas na quinta-feira um juiz determinou que os indícios descobertos até o momento justificam prendê-lo por até 18 meses enquanto acusações de tráfico de influência e lavagem de dinheiro são preparadas contra ele.

O ex-mandatário negou qualquer ilegalidade, e seu último paradeiro conhecido foi a França, que tem um tratado de extradição com Lima.

O advogado de Toledo, Heriberto Benítez, negou que seu cliente esteja foragido e disse à Reuters que estava esperando os resultados de um recurso. Benítez se recusou a dizer onde está Toledo, citando um acordo de confidencialidade entre ambos. 

Com Reuters…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here