Home Destaque Prefeitura de Caucaia e Governo do Estado intensificam ações para construção de novo reservatório no município

Prefeitura de Caucaia e Governo do Estado intensificam ações para construção de novo reservatório no município

0
Prefeitura de Caucaia e Governo do Estado intensificam ações para construção de novo reservatório no município
Secretários Diego Pinheiro e Robério Monteiro. (Foto; Divulgação ASCOM)

O novo reservatório deverá barrar as águas do rio Anil e reforçará o abastecimento hídrico da população de Pecém, Sítios Novos, Catuana, além de reforçar o suprimento hídrico do Complexo Industrial do Portuário do Pecém (CIPP)

Em encontro oficial nesta segunda-feira (15), o secretário de Planejamento Urbano e Ambiental de Caucaia, Diego Pinheiro, se reuniu com o Secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Robério Monteiro, para, juntos, tratarem sobre as ações de instalação de um novo reservatório em Caucaia, o Açude Anil.

A barragem deve contribuir, em conjunto com os Açudes Sítios Novos e Cauípe, para o desenvolvimento da pesca, irrigação difusa e abastecimento da população ribeirinha nas localidades de Pecém, Sítios Novos e Catuana, além de reforçar o suprimento hídrico do Complexo Industrial do Portuário do Pecém (CIPP).

O processo de desapropriação avança, atualmente em mais de 50%. “É intenção do Governador Elmano, trabalharmos essa questão do Açude Anil. Graças a Deus, a desapropriação está caminhando bem, tá tramitando bem”, disse Robério. “Uma grande realidade que servirá à população de Sìtios Novos e Caucaia como um todo”, disse Diego Pinheiro. Ainda de acordo com o secretário de Planejamento Urbano e Ambiental de Caucaia, o local de construção dessa nova barragem é estratégico, localizando-se entre o Açude de Sítios Novos e o Açude Cauípe. “A intenção é interligar as três bacias”, Concluiu.

Saiba mais

Anunciado em 2019, em um convênio entre Governo do Estado do Ceará e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o contrato prevê a construção de três barragens nos municípios de; Caucaia, Jardim e Trairi. O critério de escolha dos municípios foi estratégico, levando em conta os projetos e a viabilidade da obra. As barragens servirão de auxílio para resolver o problema de escassez de água, associado ao crescimento acelerado da população dos municípios.

Com informações da ASCOM.

Por Carlos Kté Santos!

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse GAZETA DA JUREMA e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique:http://gazetadajurema.com.br/ e nos siga no Instagram https://www.instagram.com/gazetadajurema/
Seja um apoiador do site e ajude a continuarmos gerando conteúdos. Colabore com qualquer valor pelo PIX abaixo!

Compartilhe esse artigo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here