Home Destaque Tragédia em Petrópolis; Fortes chuvas deixam 38 mortos. Imagens fortes

Tragédia em Petrópolis; Fortes chuvas deixam 38 mortos. Imagens fortes

0
Tragédia em Petrópolis; Fortes chuvas deixam 38 mortos. Imagens fortes

Em apenas 4 horas foram registrados 222 milímetros levando a vários desabamentos

O temporal que caiu sobre Petrópolis-RJ, nesta terça-feira (15), já deixou um triste saldo de 38 mortos, segundo informações da Defesa Civil. A forte chuva provocou transbordamento de rios e deslizamentos em cerca de 50 pontos no município. Equipes de resgate atuam socorrendo pessoas ilhadas e soterradas. A Prefeitura decretou estado de calamidade pública.

Aproximadamente 350 pessoas tiveram que abandonar suas casas. Vinte e cinco escolas estão abertas para receber desabrigados. A prefeitura decretou estado de calamidade pública e luto oficial de três dias. Os bombeiros estão atuando em mais de 40 pontos da cidade, em ações de resgate e salvamento. O governador fluminense, Cláudio Castro, afirmou que pelo menos 16 pessoas foram resgatadas com vida.

Por meio de nota, o prefeito Rubens Bomtempo disse que o número de vítimas pode ser maior. “Vivemos um momento de grande tristeza com o número de vítimas fatais que ainda pode aumentar e a quantidade de ocorrências que impactam drasticamente a nossa cidade. Unimos todos os nossos esforços e contamos com o suporte do Estado para o atendimento ágil às vítimas e recuperação da cidade”.

Histórico de tragédias

A história da Região Serrana é marcada por episódios marcantes de tragédias envolvendo temporais. Em 1988, após dias ininterruptos de chuva, 134 pessoas morreram em deslizamentos de terra, desabamentos ou levadas pelas águas da enchente em Petrópolis. Centenas de moradores ficaram desabrigados.

Já em 2011, chuvas torrenciais que causaram enchentes e deslizamentos de terra que tiraram a vida de 918 pessoas. Além disso, 30 mil moradores ficaram desalojados. No episódio, que é considerado um dos maiores desastres socioambientais do país, o impacto foi maior nas cidades de Nova Friburgo e Teresópolis, mas Petrópolis também foi bastante castigada. 

Fonte; Agência Brasil

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here