Home Mundo UE ‘completou preparativos’ para Brexit sem acordo, diz Comissão Europeia

UE ‘completou preparativos’ para Brexit sem acordo, diz Comissão Europeia

0
UE ‘completou preparativos’ para Brexit sem acordo, diz Comissão Europeia

Na avaliação da Comissão Europeia, é cada vez ‘mais provável que o Reino Unido abandone a UE sem chegar a um acordo’. Comunicado é divulgado no início de uma semana crucial no Parlamento britânico sobre a saída do Reino Unido do bloco.

A Comissão Europeia anunciou nesta segunda-feira (25) que a União Europeia (UE) concluiu seus preparativos para um Brexit sem acordo. O comunicado é divulgado no início de uma semana crucial no Parlamento britânico sobre a saída do Reino Unido do bloco.

“Dado que é cada vez mais provável que o Reino Unido abandone a UE sem chegar a um acordo em 12 de abril, a Comissão Europeia completou hoje seus preparativos para o Brexit sem acordo”, declarou o Executivo comunitário em um comunicado, segundo a France Presse.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, se reúne nesta segunda-feira novamente com seu gabinete para decidir se tem ou não apoio suficiente para submeter o acordo com a União Europeia a uma terceira votação no Parlamento britânico nesta semana.

Caso o acordo seja aprovado, a data prevista para que o Reino Unido deixe o bloco europeu é 22 de maio. Se o Parlamento não aprovar nessa semana o acordo – que já foi aceito pela EU em novembro de 2018 – o prazo para saída será antecipado para 12 de abril.

Nesta segunda, os parlamentares britânicos vão debatem uma moção do governo que daria a eles o direito de ter mais controle no processo do Brexit. Se a moção for aprovada, eles poderão votar na quarta-feira (27) novas emendas que poderiam levar a um novo tipo de acordo com a União Europeia ou até mesmo tentar reverter o Brexit. Mas essas emendas não têm um viés legal: ou seja, caso aprovadas, aumentariam a pressão sobre a primeira-ministra, Theresa May, mas não a obrigariam a mudar seus planos para o Brexit.

No domingo (24), vários políticos da cúpula do partido Conservador, liderado por ela, renovaram pedidos para que ela renuncie ao cargo.

Diante da enorme pressão, ela passou o domingo em Chequers, sua residência oficial fora de Londres, se reunindo com ministros e com algumas das figuras pró-Brexit mais proeminentes do Partido Conservador.

May sob pressão

No sábado (23), pelo menos um milhão de pessoas foram às ruas de Londres para pedir um novo referendo sobre a permanência do Reino Unido no bloco.

Pesquisas de opinião mostram que se um segundo referendo fosse realizado hoje, a opção por permanecer na União Europeia ganharia, com 54% dos votos, de acordo com a Rádio França Internacional (RFI).

Nos últimos dias, disparou também o número de assinaturas de uma petição lançada no site do Parlamento pedindo para que a casa simplesmente revogue o Artigo 50 do Tratado de Lisboa. Ou seja, que o Brexit seja anulado. Essa petição já conta com mais de 5 milhões de assinaturas e o Parlamento terá de debater o assunto. Mas, por enquanto, não há nenhuma indicação de que o governo vá aceitar essas alternativas.]

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here