Sessão Plenária da CMFor. (Foto: Érika Fonseca/CMFor)

Mari Lacerda ressaltou que essa data é importante para reafirmar a importância das mulheres na participação e na democracia do país

Durante o grande expediente desta terça-feira, 25, da sessão ordinária realizada no plenário Fausto Arruda, a celebração do voto feminino e a participação das mulheres ao longo de 93 anos na história foi o tema abordado pela vereadora Mari Lacerda (PT). A parlamentar apresentou dados importantes que demonstram que a participação feminina e sua representação na política brasileira é um ponto que precisa melhorar e avançar.

Mari Lacerda ressaltou que essa data é importante para reafirmar a importância das mulheres na participação e na democracia do país. “Mesmo que ontem tenha sido um dia de celebração nós ainda temos muita coisa pra reivindicar. Infelizmente o Brasil tem os piores indíces de representação política para as mulheres. Em Fortaleza, com cerca de 300 anos de história, teve apenas 2 prefeitas, ambas do PT. Na Câmara Municipal, esse cenário também se reflete de desigualdade. Em 2024, elegemos apenas 9 vereadoras, o que representa 20% do total de cadeiras”, disse a parlamentar.

A vereadora Lacerda conta que, se racializar o processo eleitoral, como aponta a pesquisadora Isabel Acioli, há uma baixa representação das mulheres negras na política institucional. “Hoje, apenas 13% das Prefeituras brasileiras são comandadas por mulheres e esse número cai para 4% quando falamos de mulheres negras, mesmo sendo 27% das mulheres que se intitulam pretas e pardas no país”, explicou Mari.

O vereador Pedro Matos (Avante) evidenciou a presença do PLO nº14/2025, de sua autoria, que dispõe sobre a publicização do fluxograma da jornada do paciente com autismo ou outras condições neurodiversas, em tramitação na Casa. “Quero agradecer ao meu gabinete pela intenção de estar ajudando essas famílias que muitas vezes procuram atendimento, mas que muitas vezes não têm o conhecimento devido. O município muitas vezes não está preparado para receber essas famílias quando procuram atendimento de saúde para suas crianças”, comentou.

O vereador professor Enilson (Cidadania), utilizou seu tempo para destacar projeto que irá contemplar bairros da cidade. As academias completas ao ar livre, no mesmo molde que a existente na avenida Beira Mar, será entregue na praça do Santa Cecília, no Bom Jardim. “Hoje temos uma academia na Beira Mar de Fortaleza, com vários equipamentos. Uma área com 200 metros quadrados, com piso emborrachado, com educadores físicos especializados, podendo receber até 30 pessoas por hora. Esse é meu aviso para toda Fortaleza e principalmente para todos das periferias”, contou Enilson.

Pela liderança da oposição, o vereador Julierme Sena (PL) se mostrou contrário à nomeação de Eudoro Santana pela Prefeitura de Fortaleza para exercer o cargo de coordenador especial da Coordenadoria Especial de Programas Integrados, vinculada à Secretaria de Governo. Em resposta ao oposicionista, o vereador Professor Enilson (Cidadania), pela liderança do executivo, ressaltou toda a trajetória política de Eudoro Santana desde 1986, nunca ficando de fora do cenário político. “Não podemos diminuir uma pessoa pelo que vai ganhar ou por sua idade. Não podem apagar a inteligência e tudo que foi construído em respeito ao que ele já fez como secretário e como deputado. O mínimo que devemos ter é respeito”, concluiu.

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse GAZETA DA JUREMA e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique:http://gazetadajurema.com.br/ e nos siga no Instagram https://www.instagram.com/gazetadajurema/

Seja um apoiador do site e ajude a continuarmos gerando conteúdos. Colabore com qualquer valor pelo PIX abaixo!

Compartilhe esse artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here