Home Saúde Você sabe com que frequência deve trocar os lençóis?

Você sabe com que frequência deve trocar os lençóis?

0
Você sabe com que frequência deve trocar os lençóis?

Além da roupa de cama, é importante também lavar travesseiros, cobertas e edredons com frequência, de preferência em água quente.

Cansado de dormir sozinho, sem um “mozão” para chamar de seu? Seus problemas acabaram. Basta deixar sua roupa de cama por mais de uma semana, e voilà! Você terá praticamente uma festa do pijama com a companhia de milhares de ácaros, bactérias e fungos, de acordo com o microbiologista da Universidade de Nova York Philip Tierno. É claro que esse cenário não é nada positivo, na verdade, e pode trazer doenças e problemas de pele.

A solução, segundo o especialista, é trocar fronhas e lençóis uma vez por semana – mas atenção – caso você use pijama! Se esse não é o caso, pode aumentar a frequência de lavagem da roupa de cama. O motivo está na troca de células e no suor que nosso corpo produz.

O ser humano passa pelo menos um terço da vida na cama e produz cerca de 98,5 litros de suor por ano e se o clima estiver úmido e quente, está criado o ambiente perfeito para a proliferação de ácaros e bactérias. Também podemos acrescentar nessa festa outras excreções corporais, pólen, poeira, poluição e mais substâncias que nos tocam no dia a dia. Tudo isso acumulado em um local que deveria ser limpo e confortável – não uma reunião de microrganismos.

Todas essas substâncias se acumulam durante a semana em sua cama e podem causar desde alergias, coceira e irritação de pele até doenças. “Mesmo que você não seja alérgico, pode desenvolver uma resposta alérgica à exposição de micróbios e outras substâncias”, afirma Tierno. A situação piora se o dono da cama estiver com algum machucado ou irritação de pele, pois o local pode facilmente ser contaminado.

Além da roupa de cama, é importante também lavar travesseiros, cobertas e edredons com frequência, de preferência em água quente. Considerar a compra de novos travesseiros a cada 2 anos e a troca do colchão a cada 5 anos também vai ajudar a saúde e a qualidade do sono.

Fonte: Mega Curioso

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here