Existem 800 semáforos em Fortaleza, então a compra não irá suprir a demanda quando ocorrem oscilações de energia

semaforo-560x374As recentes quedas de energia em Fortaleza têm causado um verdadeiro caos no trânsito. Isso porque sinais ficam apagados ou piscando por toda a cidade, como explica na matéria Tribuna Band News FM.

Para evitar o apagão dos aparelhos, cerca de 100 nobreaks foram instalados nos semáforos de Fortaleza. O aparelho funciona como uma espécie de mini gerador, que garante o funcionamento dos semáforos por até 3 horas, em caso de queda de energia.

“A gente teve problemas em duas subestações e tivemos falta de energia com a chuva. E no retorno do sistema quando o sinal volta, o sistema demora um pouco a voltar a funcionar e isso acabou gerando em algumas áreas da cidade aonde veio problema de subestação onde houve foi problema no semáforo e não no sistema, foi a queda de energia”, explica o prefeito Roberto Cláudio (PDT).

Então por que tantos sinais apagados ao menor sinal de queda de energia? O problema é que o número de semáforos na Capital é bem superior a quantidade de nobreaks instalados. Por isso ainda acontecem falhas quando há oscilação de energia.

A gerente do controle de tráfego em área de Fortaleza, Juliana Coelho, explica como o reparo é feito em caso de defeito. “Fortaleza tem 800 semáforos – cerca de 55% funcionam de forma de tempo real, são chamados inteligentes,  e nós temos total controle.  Quando acontece algum curto de tensão que ele ocasiona desligamento por completo do semáforo ou ele fica piscando, a gente tem essa informação no nosso sistema, e já informamos o técnico para restabelecer o sinal. Mas quando ele fica totalmente apagado depende da companhia de energia”, afirma.

Ainda de acordo com o CTAFOR, a meta é que 100 nobreaks sejam instalados por ano, nos semáforos da Capital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here