Pereira de Miranda em Pentecoste está entre os reservatórios que receberam recarga
As últimas chuvas que banharam várias cidades do interior do Ceará, trouxeram alegria e expectativa de que haja uma quadra chuvosa capaz de proporcionar uma boa recarga nos reservatórios espalhados em todas as regiões do estado.
Ainda de forma pouco significante considerando a capacidade, 28 reservatórios de todas as regiões do estado receberam recarga em suas bacias. O Portal Hidrológico do Ceará divulgou a relação dos reservatórios que receberam aporte em função das últimas chuvas que caíram neste fim de semana.
O açude Pereira de Miranda, localizado em Pentecoste na Bacia do Curu, que está com menos de 1% de sua capacidade, foi um dos que registraram recarga hídrica. A chuva registrada na região foi de 107 mm o que fez com que o reservatório começasse a receber um bom volume de água.
Castanhão
Outro reservatório que recebeu aporte em sua capacidade de armazenamento, foi o Castanhão, localizado na Bacia do Médio Jaguaribe. Vale salientar que o reservatório que abastece Fortaleza e Região Metropolitana encontra-se com menos de 6% de sua capacidade que é de 6,5 bilhões de metros cúbicos de água.
Segundo a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), responsável pela monitoração dos reservatórios, a o volume armazenado atualmente é de 1,16 bilhão de metros cúbicos, representando 6,22 da capacidade total de 18,64 bilhões de metros cúbicos.
Angicos, Aracoiaba, Araras, Arneiroz II, Castanhão, Edson Queiroz, Jaburu I, Pereira de Miranda, são os que mais foram beneficiados com as chuvas que proporcionaram suas recargas hídricas.