No Brasil cerca da metade de sua população está acima do peso, isto é um risco para a saúde pública, pois além de facilita a pressão alta e a perda de sono, dentre outros diversos fatores, ela dificulta a atividade física.
Sendo assim ela está diretamente ligada com saúde, ao atingir milhares de pessoas no Brasil, segundo um levantamento, uma em cada cinco pessoas está acima do peso, o índice de obesidade só vem a subir, pois o sedentarismo só aumenta essa possibilidade, a falta de atividade física pode gerar esse determinado tipo de doença. A obesidade é determinada pelo Índice de Massa Corporal (IMC) que é calculado dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros).
Obesidade Infantil
A obesidade infantil no Brasil está em crescente evolução, um dos principais motivos para isso é a prática alimentar dessas crianças, o hábito de consumir exageradamente alimentos ricos em gordura ou açúcar e a falta de atividades física, pode gerar a obesidade infantil. Isso requer a atenção de pais ou responsáveis, pois muitos não sabem dos riscos que a obesidade pode gerar tais como obesidade mórbida, doenças respiratórias, doenças ortopédicas, hipertensão arterial e diabetes.