Mais conhecido como Araras, o reservatório atingiu sua capacidade máxima no ano de 2021, apos 12 anos sem sangrar
O quarto maior reservatório do Ceará, o Paulo Sarasate, mais conhecido como Araras, em Varjoja, está hoje dia 23 de maio com uma carga de 824 milhões de metros cúbicos de água, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos-COGERH.
Isso significa 95,88% de sua capacidade, que é de 859 533 000 metro cúbico. O reservatório atingiu sua capacidade máxima em 2021, após 12 anos sem sangrar.
Conheça o Araras
O gigantesco reservatório é o 4º do estado, ficando atrás do Babuiú, Orós e o Castanhão. Está construído sobre o leito do rio Acaraú entre os municípios de Varjota, Pires Ferreira, Hidrolândia e Santa Quitéria. A sua bacia hidrográfica cobre uma área de 3.520 km2.
Suas obras civis foram iniciadas em 1951, como atividades de emergência, através do engenheiro Luiz Barbosa de Albuquerque, do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e em novembro do mesmo ano o engenheiro Francisco Aguiar Carneiro assumiu a chefia do açude Araras. Em meados de 1958 a barragem principal do açude Araras foi concluída e inaugurada com a presença do Presidente da República Juscelino Kubitscheck de Oliveira.
O açude Paulo Sarasate é um importante equipamento gerador de riquezas para a região norte do Estado do Ceará, devido aos seus benefícios advindos da agricultura irrigada, vazantes, pesca e ao suprimento de água potável de diversas comunidades urbanas e rurais. Também é fonte de atrações turísticas, especialmente por ocasião da “sangria” de suas águas, que se transforma num espetáculo de rara beleza, com a formação de cachoeiras.
Siga GAZETA DA JUREMA no https://www.instagram.com/gazetadajurema/
Ajude o site a continuar produzindo conteúdos. Colabore pelo PIX