A espécie está na lista de risco de extinsão no litoral brasileiro
Algumas espécies de animais marinhos registram casos de risco de extinsão mundo afora. E nesta lista, encontram-se algumas espécies de tartarugas , que podem desaparecer de nossos mares. -É o caso de espécie Cabeçuda. No entanto, um fato alentador ligado à espécie, foi registrado último domingo (12), na praia do Cauípe, em Caucaia. Ambientalistas ligados ao Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) registraram pela primeira vez, o nascimento de 70 animais da espécie Caretta Caretta, popularmente conhecida como tartaruga- Cabeçuda.
De acordo com o gerente de orla do IMAC, Thiago Menezes, nessa nova temporada de desova (2022/2023), até o momento, já foram registrados em Caucaia, 73 ninhos. Desses, 5 ninhos foram eclodidos e 515 tartarugas nasceram.
Thiago Menezes, destaca que para manter esse ciclo de vida marinho em harmonia é preciso ajuda da população “É preciso evitar o trânsito de veículos na faixa de areia das praias. O tráfego pode destruir os ninhos e, além disso, as marcas dos pneus na areia viram obstáculos no trajeto da tartaruga recém nascida até o mar“, reforça o profissional.
Berçário
Praia limpa é sinônimo de meio ambiente equilibrado. Não à toa Caucaia é o berçário das tartarugas. O município preza pela limpeza das praias e a preservação do ambiente marinho. A praia do Cumbuco, um dos locais onde há bastante desova de tartarugas, por exemplo, é a única praia do Ceará com certificação Praia Limpa, uma chancela internacional que atesta o foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social do município.
Monitoramento
O IMAC informa que a população pode ajudar a monitorar a vida marinha e costeira do município e proteger os ninhos das tartarugas. Para isso, é preciso entrar em contato com o Whatsapp (85) 98108-0778 e informar onde foram avistados ninhos e encalhes de animais vivos ou mortos.
Pioneirismo
A Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), segue como o primeiro município do Ceará e o segundo do Brasil a ter autorização ambiental para monitorar ninhos de tartarugas. A prefeitura realiza esse trabalho em todo o litoral caucaiense, que tem 31,8 km de extensão. Essa conquista se deve ao investimento em ações de preservação e monitoramento desenvolvidas pela gestão municipal atual.
Vídeo: Thiago Menezes / IMAC
Serviço
Monitoramento da fauna costeira de Caucaia
Aviso de ninhos, encalhes e nascimentos de tartaruga
Entrar em contato e enviar foto do ninho e localização
Whatsapp (85) 98108-0778
Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse GAZETA DA JUREMA e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique: http://gazetadajurema.com.br/ e nos siga no Instagram https://www.instagram.com/gazetadajurema/
Seja um apoiador do site e ajude a continuarmos gerando conteúdos. Colabore com qualquer valor pelo PIX abaixo!