Governador Elmano de Freitas (PT) e Senador Cid Gomes (PSB), têm divergido mais do que convergido politicamente, nos processos de escolha de candidatos no Ceará. (Foto; Redes Sociais)

Formação de chapa ao Senado dificulta acordo entre os dois partidos

A “engenharia política” para a montagem das chapas visando as eleições de 2026 no Ceará, tem trazido algumas “dificuldades”, entre aliados locais. Principalmente a dois partidos aliados, tanto na esfera estadual quanto na esfera federal. PT e PSB.

No PSB,  o senador, Cid Gomes, diz não querer disputar a próxima eleição e quer indicar um nome, o deputado Junior Mano, de seu partido, para concorrer ao Senado na chapa do governador Elmano Freitas (PT), candidato a mais um mandato. Esse desejo de Cid gerou atritos entre os dois partidos. Há uma disputa entre aliados de Elmano para compor a chapa ao Senado. O ministro da Educação e ex-governador Camilo Santana tem feito acenos acenos a Cid Gomes para ainda tê-lo como candidato à reeleição na chapa governista.

Os atritos entre Elmano Freitas e o senador Cid Gomes se intensificaram após o governador decidir apoiar o nome do deputado Fernando Santana (PT) para a Presidência da Assembleia Legislativa do Ceará. Cid queria um aliado dele no cargo. O irmão de Cid, o ex-governador Ciro Gomes (PDT), rompeu com o ex-governador Camilo Santana ainda em 2022, e tornou-se, a partir daí, um feroz crítico dos antigos aliados no estado. Antes, já rompera com Lula.

Cid discorda de Elmano com o argumento de que partido do governador já tem “muito poder acumulado”. Ele sugeria um nome do PDT para o posto. Agora, mesmo em meio com atritos, Cid tenta indicar Junior Mano para uma das vagas ao Senado.

Humberto Costa “despachado” para o Ceará

Para “evitar prejuízos” à campanha petista na corrida presidencial, o PT nacional enviou o senador pernambucano, Humberto Costa ao Ceará para tentar apaziguar os ânimos.

Segundo Humberto Costa, durante sua visita a Fortaleza na semana passada, disse que veio para conversar com os petistas locais sobre essas dificuldades para uma composição, a indicação de Cid não foi muito bem recebida. “O Cid está declarando que não é mais candidato. Essa é a informação que a gente tem. Ele estaria propondo alguém, mas parece que essa proposição, a princípio, não é muito bem vista pelo PT”, afirmou Costa.

Uma parte significativa do PT do Ceará defende a candidatura ao Senado do deputado federal José Guimarães (PT), líder do governo na Câmara. Guimarães, que tem apoio também de dirigentes nacionais petistas, não abre mão de sua candidatura. Ele tem o controle do PT cearense e teme perder espaço com a eleição de algum petista indicado pelo ministro Camilo Santana.

O governador Elmano também pretende atrair para sua candidatura o apoio de partidos como PP, PSD e Republicanos, além do MDB e PDT. Para a outra vaga ao Senado, a briga é grande entre os próprios aliados do governador. Além de Guimarães, há os nomes do deputado federal Eunício Oliveira (MDB), e do empresário Chiquinho Feitosa, presidente do Republicanos. Assim, as chances do candidato do indicado por Cid Gomes conseguir a vaga ficam bastante reduzidas. Dirigentes do PSB acreditam, no entanto, que ainda há chances de um acordo para o PSB apoiar a chapa de Elmano.

Romeu Aldigueri no páreo para o senado?

Para jogar mais combustível na corrida pelo senado, surgiu um novo nome; o presidente da Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri, foi apontado por aliados como possível nome do PSB para concorrer a vaga de senador. Após ver seu nome citado, Aldigueri deu a seguinte declaração; ” Estou à disposição , mas o futuro a Deus pertence”.

Romeu Aldiguere é um aliado do deputado Federal Robério Monteiro (PSB), hoje, certamente a maior liderança política da região do litoral norte do Ceará. E não conseguindo emplacar seu nome na corrida pela vaga de senador, o presidente da Alece, poderá disputar uma vaga à Câmara Federal, concorrendo assim com Robério na região.

  • Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse GAZETA DA JUREMA e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique:http://gazetadajurema.com.br/ e nos siga no Instagram https://www.instagram.com/gazetadajurema/
    Seja um apoiador do site e ajude a continuarmos gerando conteúdos. Colabore com qualquer valor pelo PIX abaixo!

    Compartilhe esse artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here