Somente em Fortaleza, 179 pessoas foram assassinadas nos 30 dias do mês de setembro
Setembro foi mais um mês marcado pela violência no Ceará em 2017, quando, nada menos, que 467 pessoas foram assassinadas no período, o que representou um aumento da ordem de 110,3 por cento em comparação a setembro do ano passado (222 casos). Portanto, a quantidade de pessoas mortas mais que dobrou na comparação dos dois períodos.
De balanço parcial feito pelo cearanews7.com, baseado no acompanhamento diário dos Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs) em todo o estado, no acumulado do ano, de janeiro a setembro, já são 3.702 casos de homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.
Em setembro, ao menos, 179 pessoas foram assassinadas na Capital cearense. Outras 126 nos Municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Já no Interior, foram 162 casos, sendo 91 na região Sul e 71 na região Norte.
Mortes
Na Grande Fortaleza, além da Capital com 179 casos, outros 126 foram registrados nos Municípios metropolitanos da seguinte forma: Caucaia (34 homicídios), Maracanaú (29), Pacatuba (11), Aquiraz (10), Itaitinga (9), Maranguape (8), São Gonçalo do Amarante (6), Chorozinho (5), Pacajus (4), Horizonte (4), Eusébio (4) e Cascavel (2).
Esses números, porém, tendem a crescer na estatística oficial da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), já que somente o órgão tem acesso aos muitos casos de lesões corporais seguidos de óbito, isto é, pessoas feridas e que acabam morrendo horas, dias ou meses após a agressão. Os corpos das vítimas chegam às unidades da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), que, então, envia tais registros à SSPDS.
A maioria absoluta dos assassinatos é praticada com armas de fogo, conforme mostram as estatísticas.
No mês de setembro, entre as 467 vítimas, figuraram 50 adolescentes e 38 mulheres.