Durante seis meses, motoristas que ultrapassarem a nova velocidade devem apenas receber uma advertência educativa. Após o período, quem passar de 50 km/h no trecho será multado

Trecho da Avenida dos Expedicionários, entre as avenidas 13 de Maio e Lauro Vieira Chaves, terá redução de velocidade. A via passará a ter velocidade máxima de 50 km/h. A readequação da sinalização deve ser feita por agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) nesta quinta-feira, 9, a partir das 20h30min.

Durante os próximos seis meses, a pasta promoverá um período educativo de adequação. Ou seja, o motorista que ultrapassar a nova velocidade deve levar uma advertência e será informado da mudança.

De acordo com a AMC, por dia, cerca de 29 mil veículos transitam pelo local. O objetivo da diminuição de velocidade permitida é aumentar a segurança de pedestres e ciclistas que utilizam a Avenida dos Expedicionários, pois a velocidade mais baixa reduz os riscos de acidentes fatais.

Ciclofaixa de 3,2 km também será implantada na avenida dos Expedicionários
Ciclofaixa de 3,2 km também será implantada na avenida dos Expedicionários (Foto: Barbara Moira)

Desde 2018, a prefeitura já readequou a velocidade de pelo menos 27 vias de Fortaleza. De 2015 a 2020, foram registrados 483 acidentes ao longo da Avenida dos Expedicionários, sendo 192 com vítimas. Seis pessoas morreram em acidentes nesse período.

Uma ciclofaixa de 3,2 km também será implantada e deverá conectar a avenida com outras vias para ciclistas na Desembargador Praxedes, Almirante Rufino, Eduardo Girão, Senador Pompeu e Barão do Rio Branco.

Para o aposentado Pedro Ferreira, 69, a nova ciclofaixa vai conectar o caminho cotidiano que ele faz da esquina da avenida dos Expedicionários com Eduardo Girão, onde mora, até o Mercado São Sebastião, na avenida Bezerra de Menezes. “Eu andava com medo. Agora vai ser bom demais. Todos os outros cantos já têm, só faltava aqui”, diz.

Silvenir Lima, 50, frentista do posto localizado no cruzamento da Avenida dos Expedicionários e a rua Almirante Rufino, diz que os acidentes já diminuíram bastante nos últimos anos devido à quantidade de sinais de trânsito implantados no local.

No entanto, ela reconhece que a velocidade reduzida e a ciclofaixa ajudarão os ciclistas que passam pelo trecho. “Hoje já ia tendo acidente com ciclista aí. Para eles, vai ser bom”, relatou Silvenir na manhã desta quinta,9.

Fonte: O Povo Online

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here