No relatório disponível no CENIPA não há informação sobre qual antena seria essa ou os fatores que teriam levado à colisão
Um voo cargueiro da Azul Conecta de Juína a Aripuanã, ambas cidades do estado do Mato Grosso, sofreu uma colisão com uma antena próxima da cabeceira da pista no momento em que os pilotos conduziam o Cessna C208 Caravan para pouso, no final da manhã de 30 de agosto.
Segundo o relatório registrado no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Brasil (CENIPA), a aeronave de matrícula PT-MEJ decolou antes das 11h do Aeródromo de Juína para o voo AD5596, numa viagem de 35 minutos com destino ao aeródromo de Aripuanã, com dois pilotos a bordo.
Durante a aproximação para pouso, a aeronave chocou-se contra uma antena próxima à cabeceira, resultando em danos ao seu bagageiro, mas sem outros empecilhos, seguido de um pouso normal. O incidente veio a ser classificado como leve e do tipo CTOL, ou Colisão com Obstáculo Durante Decolagem e Pouso.
No relatório disponível no CENIPA não há informação sobre qual antena seria essa ou os fatores que teriam levado à colisão. Por ser um incidente considerado de menor gravidade, o órgão encerrou as investigações e a aeronave foi reparada e tem feito outros voos da Azul Conecta desde então.
Felizmente foi um incidente leve, mas sempre existe a curiosidade para entender um pouco mais. O aeroporto de Aripuanã está numa área de amplo, espaço como mostram imagens do Google Maps, e não há barreiras ou obstáculos aparentes na aproximação. Mas a visão online fica muito prejudicada, de tal modo que, apenas conhecendo o local seria possível entender onde estava essa “bendita” antena.