Autoridades americanas falam em pouso de emergência na água; aeronave tem histórico de acidentes
Pelo menos uma pessoa morreu nesta quarta-feira (29) depois que um avião militar Osprey dos EUA caiu na costa da ilha japonesa de Yakushima, no sul de Kagoshima, de acordo com um porta-voz da Guarda Costeira do Japão.
Seis pessoas estavam a bordo da aeronave, disse a Guarda Costeira. Anteriormente, as autoridades disseram que oito pessoas estavam a bordo.
O porta-voz acrescentou que nenhuma outra informação estava disponível sobre os outros indivíduos a bordo, nem a razão por trás do acidente.
Uma autoridade dos EUA confirmou o acidente na costa da ilha japonesa de Yakushima. O status da tripulação é desconhecido.
A Guarda Costeira recebeu informações sobre o acidente por volta das 2h47 da tarde, hora local, disse o porta-voz, acrescentando que o 10º Quartel-General da Guarda Costeira Regional despachou um barco de patrulha e uma aeronave para a área do acidente.
A aeronave militar Osprey fez um “pouso de emergência na água”, disseram os militares dos EUA, de acordo com o vice-chefe de defesa do Japão.
O Gabinete de Gestão do Aeroporto de Yakushima, na província de Kagoshima, recebeu uma chamada dos militares dos EUA na tarde de quarta-feira (28) solicitando um pouso de emergência no Aeroporto de Kagoshima, disse um funcionário da prefeitura de Kagoshima à CNN.
O oficial da prefeitura de Kagoshima não especificou se o pedido veio dos fuzileiros navais ou da Força Aérea dos EUA.
O governo da província de Okinawa, no Japão, pediu aos militares dos EUA na região para deixar todos os Ospreys em solo após o acidente.
É o mais recente acidente a envolver uma aeronave militar Osprey, com inúmeros acidentes relatados ao longo dos anos.
Em agosto deste ano, três fuzileiros americanos morreram e vários outros ficaram gravemente feridos depois que um Osprey caiu durante exercícios militares na Austrália.
Em 2022, cinco fuzileiros americanos morreram depois que seu avião MV-22B Osprey caiu durante uma missão de treinamento perto de Glamis, Califórnia. No mesmo ano, quatro militares dos EUA foram mortos quando seu Osprey caiu durante os exercícios de treinamento da OTAN na Noruega.
O Osprey é uma aeronave altamente flexível que pode decolar verticalmente como um helicóptero, mas também realizar o cruzeiro de alta velocidade como um avião turboélice mais convencional com asas.
Geralmente, Osprey são seguros para voar, mas a aeronave tem um histórico de problemas mecânicos e operacionais, desde a sua criação na década de 1980, de acordo com o analista militar da CNN e aposentado da Força Aérea dos EUA, Coronel Cedric Leighton.
Com CNN
Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse GAZETA DA JUREMA e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique:http://gazetadajurema.com.br/ e nos siga no Instagram https://www.instagram.com/gazetadajurema/
Seja um apoiador do site e ajude a continuarmos gerando conteúdos. Colabore com qualquer valor pelo PIX abaixo!
Compartilhe esse artigo