Testemunhas contaram que um rapaz também foi atingido minutos depois, mas sobreviveu
A campeã cearense de surfe Luzimara Souza, 23 anos, morreu enquanto surfarva no mar, na praia da Leste-Oeste, em Fortaleza, na manhã desta quarta-feira (27). Um homem que resgatou a atleta disse que ela foi atingida por um raio. Luzimara foi levada para o Instituto Dr. José Frota, mas não resistiu.
O vendedor que ajudou a salvá-la disse que a surfista recebeu uma descarga elétrica. “Cheguei aqui no momento da descarga eletrica em que a nossa atleta profissional recebeu a descarga. Infelizmente ela recebeu a descarga em cima dela. Ela e os outros surfistas receberam o choque. Consegui resgatá-la e, em pouco tempo, ela foi socorrida para o hospital”, disse
Ainda de acordo com a testemunha, minutos depois do resgate de Luzimara, ele percebeu que outro surfista estava se afogando. “Entrei no mar para tirar ele e levei para os bombeiros. Os bombeiros salvaram a vida dele, saí de lá, e ele estava consciente. Depois de cinco minutos, olhando para o mar, a gente percebeu que tinha outra vítima que foi o ultimo rapaz que eu resgatei”, afirmou.
Mãe disse que ela costumava surfar no local
A mãe de Luzimara disse que a atleta costumava surfar no local e também citou raios. “Ela tem costume de surfar lá. Pegou e foi surfar, aí começou a chover. O menino disse que quando deu o raio tomou um susto e ficou desacordado. A minha menina também estava lá desmaiada boiando. Aí ele pegou ela. Tinha dois meninozinhos debaixo da água. Ele não podia socorrer os dois, eram duas crianças. Estava todo mundo no mar, eram seis pessoas. O que socorreu minha filha está aqui dentro também do hospital”, disse aos prantos, a mãe Maura Souza.
Maura disse ainda para a equipe de reportagem do Sistema Verdes Mares que foi informada que de cerca de seis pessoas estavam no mar no momento do raio.
Treino para campeonato
Luzimara dos Santos começou a treinar aos dez anos de idade na Associação Esportiva Cultural Praia do Mero, segundo o treinador Jeová Rodrigues. Nesta quarta, ela estava treinando para o Campeonato Brasileiro de Surf, que vai ocorrer em Caponga nos dias 6 e 7 de abril.
Rodrigues informou também que não estava com ela nesta quarta, pois tinha ido apanhar uma ficha de inscrição para o campeonato na Praia de Caponga.
Ainda segundo o treinador, ela ganhou os campeonatos cearense e brasileiro de 2018 e em 2019 foi vice.
Fonte: Diário do Nordeste