Protótipo elétrico da NEC Corp faz parte do planejamento para massificar transporte aéreo urbano a partir de 2026 no Japão
Nesta segunda-feira, foi realizado com sucesso o teste controlado de um carro voador no Japão. O protótipo da empresa NEC Corp levantou voo e, durante um minuto, ficou suspenso a cerca de três metros do chão, preso a um cabo e em uma área delimitada.
Neste teste, o veículo foi controlado remotamente, sem nenhum passageiro a bordo. O carro de 148 kg, quatro hélices e quase 4m de comprimento tem capacidade para carregar duas pessoas em testes futuros. O Japão estabeleceu como meta ter transporte aéreo urbano operando nas principais cidades em 2030. No entanto, é possível que a tecnologia possa ser adotada ainda mais cedo.
Embora seja responsável por este protótipo, a NEC não pretende ser uma fabricante de veículos voadores – para este fim, ela apoia a empresa de engenharia Cartivator. A NEC vai fornecer as tecnologias de hardware e software necessárias para garantir segurança e desempenho do transporte.
A Cartivator, que conta com outras apoiadoras de grande porte como Toyota e Panasonic, quer realizar demonstrações de carros voadores tripulados a partir das Olimpíadas de Tóquio, em 2020. O plano é massificar a produção dos veículos a partir de 2026.
O Brasil também tem planos para adotar carros aéreos no trânsito das grandes cidades. A Embraer desenvolve em conjunto com a Uber o veículo e já realiza estudos para gestão do tráfego aéreo urbano.