O trabalho dos agentes no monitoramento ainda contribui para o planejamento de ações estratégicas mais efetivas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue em movimento crescente de vigilância e combate ao Aedes aegypti neste início de ano. Como parte das ações programadas por um plano de contingência, o órgão vem realizando o monitoramento quinzenal de 215 pontos estratégicos de Caucaia.

São borracharias, sucatas, pontos de reciclagem e vacarias, locais que merecem atenção pela facilidade de proliferação do mosquito transmissor de arboviroses como a zika, a dengue e a febre chikungunya. Caso necessário, a equipe de endemias pode acionar a Vigilância Sanitária para inspecionar os locais de risco e adotar medidas necessárias para as devidas adequações dos ambientes.

O trabalho dos agentes no monitoramento ainda contribui para o planejamento de ações estratégicas mais efetivas. “A avaliação acontece a cada quinzena. Ou seja: após a vistoria do agente de endemias e diagnosticada a situação de risco de infestação do mosquito, se necessário, são programadas as ações de controle”, explica o coordenador do Núcleo de Controle de Endemias e Zoonoses (Nucenz) da SMS, Francisco Pires.

Dentro da programação para este início de ano, durante a primeira quinzena de janeiro, foi feito o serviço de borrifação residual em 15 pontos de risco da região das praias e da Grande Jurema.

Além das ações químicas residuais, a SMS ainda investe nas blitze sanitárias. Pontos de risco detectados pelo órgão recebem equipes de fiscalização semanalmente, às quintas-feiras. Quando identificadas irregularidades, o responsável é notificado.

Com informações da ASCOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here