Além das casas, a Reserva tem ainda escola com padrão educacional indígena, posto de saúde, acesso viário, vias internas, sistema de energia elétrica, iluminação pública, água com infraestrutura de caixas d’água e poços profundos, e esgoto com fossas sépticas.
Com a presença do governador Camilo Santana, do presidente da Funai, Franklimberg Ribeiro de Freitas, e do prefeito Naumi Amorim, foi entregue nesta terça-feira (6/2) a nova Reserva dos Anacé.
Com 543 hectares, a área fica no Garrote e abriga quatro aldeias: Matões, Bolso, Baixa das Carnaúbas e Currupião. A Reserva conta com 163 unidades habitacionais. Cada uma tem 80 metros quadrados. “Não vamos medir esforços para ajudar as comunidades. A Prefeitura está junto com os índios”, ressaltou Naumi.
Representante da Comissão de Liderança das Comunidades Anacés, Júnior Anacé acredita que a nova reserva resolve o passivo territorial dos Matões e do Bolso. “Como primeiro enfermeiro indígena do Ceará, morando numa aldeia indígena, sei da importância da estrutura de educação e saúde. Este novo espaço é uma grande vitória das comunidades indígenas”, afirmou.