Foto; Divulgação ASCOM

O novo sistema abrange 215 atividades cadastradas na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAEs), consideradas de baixo risco – que não geram grande impacto ambiental, sanitário e urbano.

A Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Finanças (Sefin), lançou, nesta terça-feira (24), no site do órgão, a cartilha digital “Empresa Mais Simples”, com orientações sobre a plataforma que possibilita aos empreendedores caucaienses a formalização de novos negócios em até cinco minutos. O material traz um passo a passo do processo simplificado de abertura de empresas, que é feito de forma online pelo Portal de Serviços da Junta Comercial do Ceará (Jucec).

“A Prefeitura de Caucaia implantou a plataforma Empresa Mais Simples, em parceria com a Junta Comercial do Estado do Ceará. A novidade, que visa impulsionar o empreendedorismo local, traz uma série de benefícios para os contribuintes e para as empresas, contribuindo para a desburocratização e a melhoria do ambiente de negócios no município”, diz trecho do texto de abertura da cartilha.

Segundo o secretário de Finanças, Alexandre Cialdini, a produção tem o objetivo de divulgar o programa Empresa Mais Simples e esclarecer dúvidas dos empreendedores. “Nossa gestão tem implementado uma série de ações para aproximar o Fisco municipal da sociedade em geral. E a cartilha é uma delas. Estamos fortalecendo nossa comunicação com os contribuintes, abrindo mais canais de diálogo e utilizando uma linguagem simples e de fácil entendimento. Apostamos em iniciativas que promovam a cidadania fiscal. A parceria com a Jucec e o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará) tem sido fundamental nesse processo”.

A cartilha pode ser acessada clicando aqui. (https://sefin.caucaia.ce.gov.br/wp-content/uploads/2023/10/cartilha-web_compressed.pdf)

Saiba mais

O programa Empresa Mais Simples integra os dados dos órgãos tributários e de licenciamento estaduais e municipais, de forma ágil e segura, por meio do Portal de Serviços da Jucec. Na plataforma, estão contemplados o registro mercantil da Junta Comercial; as inscrições tributárias da Secretaria da Fazenda e Secretaria Municipal de Finanças; os alvarás de funcionamento da Prefeitura; os licenciamentos ambientais e sanitários; e o certificado de conformidade do Corpo de Bombeiros.

O novo sistema abrange 215 atividades cadastradas na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAEs), consideradas de baixo risco – que não geram grande impacto ambiental, sanitário e urbano.

Benefícios para Caucaia

O Empresa Mais Simples traz praticidade, agilidade e gratuidade para o processo de criação de novas empresas, possibilitando a atração de investimentos e a melhora do ambiente de negócios do município.

Com foco na desburocratização, a iniciativa atrai mais empresas para a cidade, gerando emprego e renda para os caucaienses. Com isso, a arrecadação se incrementa e a Prefeitura pode fazer mais investimentos, beneficiando a população. Ao mesmo tempo, permite um maior controle urbano e ambiental e otimiza os serviços públicos. Toda Caucaia ganha.

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse GAZETA DA JUREMA e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique:http://gazetadajurema.com.br/ e nos siga no Instagram https://www.instagram.com/gazetadajurema/
Seja um apoiador do site e ajude a continuarmos gerando conteúdos. Colabore com qualquer valor pelo PIX abaixo!

Compartilhe esse artigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here