Confira as previsões para hoje em todo os estado
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgou na manhã desta terça-feira (22), o boletim das chuvas no Ceará nas últimas 24h. Segundo o órgão de metereologia do estado, foram registradas boas chuvas em pelo menos 103 cidades desde às 7:00 h de ontem (21), às 7:00 h de hoje, terça-feira (22).
Ainda segundo a Funceme, as precipitações ocorreram principalmente nas regiões do Litoral Norte, Maciço de Baturité, Cariri, Ibiapaba e Litoral do Pecém.
O balanço parcial da Funceme, informa que com 115 milímetros (mm), o posto Açude Várzea da Volta, na cidade de Moraújo, registrou o maior acumulado de chuva observado, seguido dos postos das cidades de Guaiúba (90 mm), Alcântaras (88,8 mm), Mauriti (83.2 mm), Coreaú (74 mm) e Mucambo (72 mm) .

Conforme dados da Funceme, os demais locais foram Groaíras (71.5 mm), Tejuçuoca (65 mm), Frecheirinha (63 mm), Granja (62 mm) e Sobral (56.3 mm).
Previsão do tempo em Fortaleza e no Ceará: confira as áreas sujeitas à chuva
A Funceme prevê a possibilidade de precipitação em todas as macrorregiões do Ceará, com destaque para chance de aumento de nebulosidade e chuvas no centro-sul cearense.
Para quarta-feira, 23, a previsão é de diminuição das áreas com chuva, principalmente sobre o centro-sul do Estado. Na região centro-norte, se mantém a previsão de chuva em diferentes períodos do dia.
O aumento da área com chuva e da nebulosidade no Estado está associada ao deslocamento de áreas de instabilidades formadas sobre o oceano, proveniente da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Já o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet) prevê para a capital cearense uma tendência de temperaturas mais amenas – com mínimas de 25°C e máxima de até 29°C.
A previsão é de que ao longo dos turnos manhã, tarde e noite, desta terça, 22, o céu de Fortaleza ficaria nublado com pancadas de chuva, trovoadas isoladas e ventos de fraca intensidade, de acordo com o Inmet.
Veja as maiores precipitações por posto do dia
- Moraújo (Posto: AÇUDE VÁRZEA DA VOLTA): 115 mm
- Guaiúba (Posto: GUAIUBA):90 mm
- Alcântaras (Posto: ALCANTARAS): 88,8 mm
- Mauriti (Posto: MAURITI): 83.2 mm
- Coreaú (Posto: COREAÚ): 74 mm
- Mucambo (Posto:MUCAMBO): 72 mm
- Groaíras (Posto:CAPIM 1): 71.5 mm
- Tejuçuoca (Posto: TEJUÇUOCA): 65 mm
- Frecheirinha (Posto: FRECHEIRINHA): 63 mm
- Granja (Posto: PESSOA ANTA): 62 mm
- Granja (Posto: TIMONHA): 62 mm
- Sobral (Posto: BOQUEIRAO): 56.3 mm
O que é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT)?
O motivo dos registros ocorrem devido ao posicionamento da ZCIT e à influência de fatores locais, como a brisa, o relevo e a interação entre temperatura e umidade.
A ZCIT é o principal sistema meteorológico responsável pelas chuvas no Ceará entre a quadra chuvosa, ou seja, de fevereiro a maio.
A Zona trata-se de uma faixa semipermanente de nebulosidade, próxima à linha do Equador, formada pela convergência dos ventos alísios dos hemisférios Norte e Sul.
Essa interação provoca o levantamento do ar quente e úmido na região equatorial, favorecendo a formação de nuvens do tipo cumulonimbus
Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse GAZETA DA JUREMA e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique:http://gazetadajurema.com.br/ e nos siga no Instagram https://www.instagram.com/gazetadajurema/
Seja um apoiador do site e ajude a continuarmos gerando conteúdos. Colabore com qualquer valor pelo PIX abaixo!

Compartilhe esse artigo