Dia 29 de junho de 2021, promete ser um dia histórico para a aviação brasileira, quando decola oficialmente a mais nova empresa aérea do país.
Cercado de expectativas e com um voo emblemático de número ‘IPM-001’ ligando São Paulo (Guarulhos) a Brasília, agendado para partir às 10h da manhã, a Itapemirim entrará no disputado jogo do setor aéreo nacional. A volta, marcada para 16h, terá o número IPM-002. Ambos os voos constam como aprovados na ANAC.
As operações, no entanto, não tiveram passagens à venda, uma vez que devem ser restritas a convidados da empresa. Assim como o destino inaugural, a cidade de Brasília, certamente não foi escolhido por acaso, já que é uma boa ocasião para apresentar a empresa a autoridades. A estreia oficial da empresa em voos de passageiros, aos quais é possível comprar passagens, acontece na quinta-feira, dia 1 de julho.
O perfil das rotas solicitadas e aprovadas na ANAC mostra que a empresa vai, de início, bater de frente com as outras grandes aéreas nacionais em rotas de maior densidade. Se, por um lado, isso pode trazer benefícios ao consumidor por conta de uma guerra tarifária, por outro será um grande desafio para a Itapemirim conquistar seu lugar ao sol.
Em seu início, a empresa voará com três Airbus A320ceo, todos com mais de 15 anos de idade e configurados para 162 passageiros. Outro jato do mesmo modelo encontra-se na oficina da DIGEX MRO em São José dos Campos. De qualquer forma, o número de aeronaves disponíveis ainda está distante do que era inicialmente planejado pela empresa, de estrear com dez jatos e fechar o ano com vinte. Ainda assim, em entrevista recente, a empresa confirmou que terá 50 aviões até o próximo ano.
Em breve, na medida em que as estatísticas forem disponibilizadas, acompanharemos as taxas de ocupação e tarifas praticadas vis-à-vis o restante do mercado, dando um panorama de um ambiente competitivo com um novo nome no jogo.