A estratégia difere das demais empresas locais, Air China e China Southern, que encomendaram os aviões chineses para voarem com suas próprias cores.
Acaba de nascer na China a companhia aérea OTT Airlines, uma subsidiária da China Eastern Airlines, cujo primeiro voo aconteceu exatamente na tarde de hoje, 28 de dezembro. O voo MU5159, operado por um jato regional ARJ21, decolou às 14h33 de Xangai e pousou no Aeroporto Internacional de Pequim por volta das 16h30, hora local.
A estratégia por trás da OTT, cujo acrônimo significa One Two Three, ainda não foi totalmente anunciada, mas analistas do setor aéreo acreditam que ela tenha sido criada por sua empresa-mãe com o intuito de manter apenas jatos de fabricação chinesa numa operação separada. A estratégia difere das demais empresas locais, Air China e China Southern, que encomendaram os aviões chineses para voarem com suas próprias cores.
Baseada em Xangai, a OTT tem uma frota de três aeronaves ARJ21-700 para 78-90 passageiros, produzidos pela Commercial Aircraft Corporation of China (COMAC) e mais 32 encomendados para entrega até 2024. Além deles, a empresa planeja voar com 20 aeronaves COMAC C919, a aeronave de fuselagem estreita e capacidade para 168 passageiros que concorre com o Boeing 737 e Airbus A320.
Como os casos de coronavírus caíram significativamente na China, o mercado interno está experimentando uma rápida recuperação após a pandemia, atingindo patamares de até 90% dos voos em comparação com o mesmo período do ano passado, com uma taxa de ocupação média superior a 80%.