Redução das chuvas continua após recorde de janeiro mais chuvoso em três anos

Choveu em 54 municípios nas últimas 24 horas, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As precipitações aconteceram em todas as regiões do Ceará. O maior índice foi registrado em Ibiapina, com a marca de 34 milímetros (mm). As chuvas, mesmo após o janeiro mais chuvoso em três anos, seguem reduzidas. Isso se deve à alteração dos sistemas meteorológicos que atuam historicamente no Ceará.
A região do Sertão Central e Inhamuns, uma das mais secas do Estado, registrou a maior precipitação no município de Quixeramobim, que chegou a 21.5 mm. Também foram registradas chuvas nos municípios de Acopiara (21 mm), Quixadá (17.8 mm), e Tamboril (17 mm). Na Região Metropolitana de Fortaleza, os índices obtidos foram menos significativos: Aquiraz (6 mm) e Maranguape (4.6 mm).
Na próxima sexta-feira (1º), inicia-se a quadra chuvosa, que tem 40% de chance de ficar em torno da média, segundo o prognóstico da Funceme. O indicativo é que as chuvas diminuam ao longo dos próximos meses (fevereiro, março e abril).
Previsão
Infográfico de um mapa do Ceará com todas as regiões produzido pela Funceme Mapa mostra os municípios que choveram entre às 7 horas deste domingo e o mesmo horário desta segunda-feira. (Foto: Reprodução/Funceme)
Para esta segunda-feira, 28, a previsão é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea, na região Jaguaribana e no Cariri. Nas demais áreas, céu parcialmente nublado, segundo a Funceme. Em Fortaleza, as possibilidades de chuva devem ser maiores durante esta manhã. Já no período da tarde e noite, a previsão é de céu com poucas nuvens. A temperatura deve variar entre 24ºC e 32ºC.
10 maiores chuvas por posto no dia:
Ibiapina: 34.0 mm
Martinópolis: 30.0 mm
Crato: 27.2 mm
Granja: 25.0 mm
Limoeiro do Norte: 25.0 mm
Quixeré: 23.0 mm
Ubajara: 23.0 mm
Quixeramobim: 21.5 mm
Acopiara: 21.0 mm
Morada Nova: 19.0 mm
Fonte: O Povo Online

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here