As perspectivas de que o Ceará teria um bom inverno vêm se confirmando a cada dia e deixando o povo cearense otimista e esperançoso de que a longa estiagem que castiga o estado a quase seis anos seguidos tenha finalmente chegado ao fim.
Março
Com o acumulado de 220,4 mm de chuva, o mês de março chegou ao fim superando a média considerada normal para o Ceará, que é de 203,4 mm. Esse foi o março mais chuvoso desde 2009, época em que foi observada no mês a média de 207,9 mm.
Abril
O mês de abril começou com chuvas em 107 municípios do estado. Segundo a Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos , a cidade de Granja no litoral oeste, voltou a ser a localidade com a maior precipitação neste primeiro de abril, atingindo 88 mm. Moraújo com 69 e Crateús com 63 aparecem logo em seguida.
Fevereiro
Neste ano, fevereiro também apresentou bom acumulado de chuvas e superou a média histórica em 31%.
10 maiores chuvas por Municípios no dia:
(29 postos com chuva de 29 informados)
Granja (Posto: Granja) : 87.0 mm
Russas (Posto: Sitio Timbauba Macore) : 51.3 mm
Morada Nova (Posto: Lagoa Da Serra) : 47.2 mm
Acaraú (Posto: Lagoa Do Carneiro) : 44.2 mm
Russas (Posto: Peixe) : 41.8 mm
Quixeré (Posto: Quixere) : 38.4 mm
Russas (Posto: Capim Grosso) : 36.0 mm
Bela Cruz (Posto: Prata) : 35.0 mm
Limoeiro Do Norte (Posto: Limoeiro Do Norte) : 34.0 mm
Graça (Posto: Graca) : 31.0 mm
As chuvas ocorrem em todas as regiões do Ceará, mas como menos intensidade no Cariri, no sul do estado. A previsão da Funceme é de que mais chuvas ocorram ao longo do dia em todo o Ceará, prognóstico que se mantém para este domingo (2) e segunda-feira (3).
No primeiro trimestre deste ano, o volume de chuva ficou um pouco acima da média histórica para o período. São esperados 420 milímetros de precipitação nos três primeiros meses do ano, mas foram registrados 431 milímetros, de acordo com a Funceme.