Os pesquisadores que trabalham com a análise de dados teriam chegado a conclusão de que o planeta é composto por uma camada base de água gelada
Um grupo de pesquisadores descobriu a presença de água e monóxido de carbono em Júpiter. Os astrônomos chegaram a descoberta através da observação de componentes químicos e elementos do planeta feita através da sonda Juno.
“As luas que orbitam Júpiter são, em sua maior parte, gelo de água, então toda a vizinhança tem água em abundância”, disse em comunicado Gordon Bjoraker, do Goddard Space Flight Center, da NASA.
Os pesquisadores que trabalham com a análise de dados teriam chegado a conclusão de que o planeta é composto por uma camada base de água gelada e água líquida, uma camada intermediária de amônia e enxofre, e a parte superior feita de amônia.
Os astrônomos ainda precisam testar a descoberta em outras partes do planeta gasoso, mas segundo informa o portal IFL Science, se a abordagem estiver correta poderá ser utilizada para averiguar a composição de outros planetas.
“A abundância de água de Júpiter nos dirá como o planeta gigante se formou, mas somente se pudermos descobrir quanta água existe em todo o planeta”, falou Steven M. Levin, cientista do projeto Juno no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, na Califórnia.