Polícia Ambiental é acionada, mas chega ao local somente no dia seguinte; estudante de veterinária faz remoção do animal
O estudante conta que a cobra foi encontrada na noite do último domingo (5) e que soube da presença do animal por meio de uma amiga.
“Ela me avisou que a jiboia estava na casa de um amigo dela e, por eu trabalhar nessa área, me pediu ajuda. Quando cheguei lá, a cobra estava dentro da máquina de lavar. Fiz a contenção pela cabeça e depois, de 15 a 20 minutos, ela [cobra] foi saindo [da máquina]”, explicou ao “G1”.
João garante que, apesar de assustar, a cobra não apresenta risco. “Na região de Salvador é uma espécie comum. Ela não é venenosa e não oferece risco basicamente nenhum ao ser humano. Ela foi encontrada saudável e deve ser solta na natureza em breve”, explicou.
Logo após o resgate, o estudante levou o animal para casa, onde já cria uma cobra. Na segunda-feira (6), ela foi entregue ao Ambulatório de Animais Silvestres e Exóticos (AASE) da Ufba. Agora, o animal deve ser encaminhado para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ainda nesta semana.
A Polícia Ambiental chegou a ser acionada para remoção do animal, mas não conseguiu atender o pedido, chegando apenas na segunda-feira, quando a cobra já havia sido retirada pelo estudante.
Em nota, a instituição informou que houve demora no atendimento devido ao número elevado de pedidos de resgate de animais silvestres na data, e que a unidade atende a todos os chamados, mesmo com atraso.
Fonte: Notícias ao Minuto