Secretário do Ministério das Cidades garante andamento das obras
Uma comitiva formada por autoridades e técnicos, chefiada pelo deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB), visitou na manhã desta sexta-feira (08) as obras do Sistema Taquarão nos limites entre Caucaia e Maracanaú.
Acompanhava o deputado Raimundo Matos, o Secretário Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades, Olavo Andrade Lima Neto que assegurou o andamento das obras dentro do organograma previamente traçado pelo Ministério, o prefeito de Caucaia Naumi Amorim, Técnicos da Cagece, além de agentes da Caixa Econômica Federal e da construtora da obra.
Taquarão
O Sistema Taquarão é um reservatório que será construído na serra da Taquara, em Caucaia, e terá capacidade para reservar um volume equivalente a 40.000 m³ de água, que garantirá maior segurança e equilíbrio durante a distribuição, além de elevar a capacidade de reservação de água tratada distribuída. A previsão é que a obra seja entregue em 2019. Porém Técnicos da Cagece e membros da construtora, adiantam que antes deste prazo a obra será entregue.
Com investimento de R$ 148 milhões, o sistema deve garantir a segurança hídrica que vai beneficiar, a longo prazo, o abastecimento de água para a zona oeste de Fortaleza, Caucaia, Maranguape e Maracanaú.
O sistema Taquarão vai possibilitar o abastecimento para a região atendida pela Estação de Tratamento de Água Oeste (ETA Oeste). Além do reservatório, a obra contempla três adutoras: duas para fazer a interligação entre a estação de tratamento e o Taquarão; e a terceira que fará a interligação entre as duas estações (Gavião e Oeste).
Recuperação da estrada
Uma das preocupações da comunidade da Taquara, onde está sendo construído o reservatório, é com relação à estrada que liga a localidade à sede do município e também Maracanaú. Indagado pelo líder político da área, vereador Ricardo Cordeiro, o próprio Secretário do Ministério das cidades, Olavo Andrade, assegurou que no projeto já consta a recuperação da estrada, o que deixou a todos tranquilos.