Iates de alto luxo para serem vendidos em todo o planeta. É esse o negócio da Azimut Yachts do Brasil, filial local do grupo Azimut-Benetti, que a partir da Itália projeta e vende embarcações destinadas a um grupo seleto de compradores. A empresa mantém um estaleiro no Brasil, e algumas inovações criadas localmente fazem grande sucesso mares afora.
“Para o mercado brasileiro, passamos a oferecer um espaço gourmet integrado nas plataformas de popa nos modelos que produzimos. Isso inclui uma churrasqueira adicional que se integra à área de refeições. A inclusão fez tamanho sucesso que a marca passou a oferecer esse opcional dentro de sua gama mundial”, conta Davide Breviglieri, CEO da Azimut no Brasil. Animada, a filial brasileira decidiu apontar para o mercado internacional.
“A Azimut do Brasil estruturou-se para atender com excelência não só ao público brasileiro, mas também ao consumidor externo”, conta Breviglieri. “Hoje modelos de iate produzidos aqui já fazem parte da gama mundial do grupo e são comercializados em várias partes do mundo. Há poucos meses, lançamos um modelo esportivo, o Azimut Verve 40, projetado para atender inicialmente ao público americano. Temos 16 encomendas para os Estados Unidos, e abrimos a comercialização para o Brasil e outros mercados. Pretendemos reforçar ainda mais esse processo de expansão internacional nos próximos anos.”
A unidade brasileira foi fundada em 2010. Registrou em 2016 um crescimento de 15% em relação ao ano anterior. A meta para os próximos dois anos é praticamente dobrar a produção de iates. “Para 2017, vamos finalizar a construção de uma das maiores embarcações de alto luxo já feitas em território nacional: o Azimut Grande 30 Metri, um megaiate com cinco suítes, três pavimentos e flybridge (pavimento superior) com mais de 60 m², com direito a jacuzzi e uma grande área de convivência e relaxamento”, descreve Breviglieri.