Lula durante discurso em Portugal. (Foto: AFP)

Arquivo vazado do bloco europeu expressa reservas em relação a postura do presidente sobre Guerra da Ucrânia e meio ambiente

Matéria publicada na FOLHA, informa que a União Européia, está preocupada com a posição do Brasil em relação à Guerra da ucrânia e com a falta de cumprimento de obrigações na área ambiental, indica um documento oficial e confidencial que trata da relação do bloco europeu com quatro países emergentes: Brasil, Chile, Nigéria e Cazaquistão.

Se as informações “não públicas”, conforme é dito no texto, não trazem informações “bombásticas”, são um “vislumbre” do trabalho de bastidores da diplomacia atual e traçam um instantâneo de como o Brasil é visto neste momento pela Europa. O documento, obtido nesta segunda-feira (24), pela Folha, teve seu teor inicialmente divulgado pelo site de notícias americano Político.

Mesmo avaliando como “melhorias” nas relações do Brasil com a UE, após a época do governo Bolsonaro, o texto mostra “preocupações” com as recentes declarações de Lula.

“Realçar parcerias estratégicas com o Brasil”, é um dos pontos descritos como de interesse da União Europeia (UE). ” UE preocupada que o foco de Lula na reindustrialiação possa se tornar protecionista“, é outro tópico citado.

Entre os interesses do Brasil, diz a UE, está “ser reconhecido e tratado como ator globlal e a “diversificação do fornecimento de fertilizantes (dependência excessiva da Rússia e da Belarus)”, entre outros.

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse GAZETA DA JUREMA e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique: http://gazetadajurema.com.br/ e nos siga no Instagram https://www.instagram.com/gazetadajurema/

Seja um apoiador do site e ajude a continuarmos gerando conteúdos. Colabore com qualquer valor pelo PIX abaixo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here