Segundo os resultados apresentados no dia 1º, obtidos pelo analista do portal Bloomberg News, as companhias Azul Linhas Aéreas e Gol Linhas Aéreas figuram no terceiro e sétimos lugares, respectivamente. Veja a lista

Uma análise divulgada pelo renomado grupo Bloomberg neste começo de novembro aponta que duas empresas aéreas brasileiras figuram na lista das oito com maiores riscos de falência na aviação mundial.

A avaliação foi feita com base em um método de previsão de falências chamado “Z-Score”, desenvolvido na década de 1960 e publicado em 1968 por Edward Altan, um professor de finanças da Escola de Negócios Stern da Universidade de Nova York.

Segundo os resultados apresentados no dia 1º, obtidos pelo analista do portal Bloomberg News, as companhias Azul Linhas Aéreas e Gol Linhas Aéreas figuram no terceiro e sétimos lugares, respectivamente. Veja a lista:

1. Pakistan International, do Paquistão
2. Precision Air, da Tanzânia
3. Azul Linhas Aéreas, do Brasil
4. Medview Airlines, da Nigéria
5. AirAsia Indonesia, do Indonésia
6. Thai Airways, da Tailândia
7. Gol Linhas Aéreas, do Brasil
8. AeroMexico, do México

Segundo o portal, Altman explicou, em entrevista em 2018, que o método Z-score usa cinco variáveis ​​que medem liquidez, solvência, lucratividade, alavancagem e desempenho financeiro recente, tendo uma taxa de precisão entre 80% e 90% no ano anterior à falência.

Um dos principais motivos apontados pela Bloomberg para o resultado seria o fato de estas empresas estarem em países cujos governos não controlam bem seus gastos, gerando uma escassez de suporte público de alto nível e levando à maior probabilidade de falir.

Os resultados geraram certa surpresa, já que as duas companhias brasileiras promoveram uma grande reorganização durante a crise e se adaptaram sem contar com empréstimos do governo. O próprio mercado financeiro nacional considera duvidoso o resultado, com alguns analistas criticando a presença delas na lista.

E os próprios investidores parecem não ter levado tão a sério e já esquecido da lista até o dia de hoje, 9 de novembro, no qual as ações da Azul e da Gol na Bolsa de Valores brasileira disparam com mais de 14% de alta, após notícias de que testes da vacina para a Covid-19 apresentaram resultados até 90% satisfatório, ante previsões anteriores em torno de apenas 75%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here