Dois projetos foram apresentados pela Secretaria de Educação para melhorar a situação
Acesso a educação de qualidade é um dos principais apelos da população. Com mais de 185 escolas e 56 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino, dentre crianças, jovens e adultos, o município de Caucaia também sofre com os desafios para preparar os estudantes. E os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb, comprovam que a educação do município ainda tem muito que melhorar.
O indicador é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, e reúne os resultados do fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações para calcular a qualidade na educação. Diante disso, o Gazeta da Jurema pesquisou os resultados dos últimos indicadores no município de Caucaia.
Os dados do instituto confirmam que a educação básica no município de Caucaia está abaixo das expectativas. Os alunos da 8ª série/9º ano tiveram o pior resultado e ficaram abaixo da média nas avaliações por três vezes consecutivas.
Na última averiguação, em 2015, os estudantes receberam a nota 4,0, ficando um pouco abaixo da meta projetada pelo Ideb para aquele ano, de 4,5. O mesmo foi reparado durante os anos de 2011 e 2013, tendo apenas dois resultados positivos nos anos de 2007 e 2009.
Diferentemente da pesquisa realizada com os alunos da 4ª série/5º ano, que atingiu a meta esperada nas cinco últimas edições do Ideb.
Como observado, desde 2007 a educação dos alunos da 4ª série/5º ano tem recebido resultados positivos na avaliação do Inep. Entretanto, essa média não continua quando eles são analisados durante o 9º ano.
“Nós realmente não estamos bem, mas eu sempre costumo dizer que não é difícil. É fácil. Basta que a gente possa fazer de forma planejada, com as escolas integradas e fazer o ‘arroz com feijão’. É o básico, mas eficiente e eficaz”, ressaltou Regiane de Oliveira, professora e subsecretária de Educação.
Desde a última quinta-feira, dia 9, Secretaria Municipal de Educação tem lançado diante de representantes de 114 escolas da rede local de ensino, dois manuais com metas e projetos para tentar elevar os índices de aprovação e reduzir a evasão e a reprovação de alunos. De acordo com a SME, o “Guia de Programas e Projetos Educacionais” e o “Plano de Metas dos Indicadores da Educação Municipal de Caucaia” pretendem trabalhar a cidadania, valores sociais, mediação de conflitos e estímulo à leitura, compreensão de texto, escrita, matemática e, considerando a transversalidade, valorizar cultura e elevam a autoestima dos alunos, para criar uma escola “agradável e estimulante”.
Os projetos são resultados de grupos de pesquisa feitos, individualmente, com as escolas para analisar os dados de aprovação, evasão e reprovação de cada unidade e traçar as metas para os próximos dois anos para elevar a qualidade educacional do município. “Tudo isso feito de maneira unificada e sabendo das dificuldades de cada instituição”, comentou a subsecretária.
“Nós precisamos ter metas, precisamos focar. Caucaia é muito grande. Temos seis grandes regiões administrativas e cada uma com suas especificidades. Nós estamos trabalhando com metas, pois não alcançamos nada sem traçar metas. Tenho certeza que, fazendo isso, ano que vem nosso resultado vai ser bem melhor”, finalizou Regiane.
Como parte do projeto, até sexta-feira, dia 17, os técnicos da secretaria irão receber os representantes de cada escola do município, diretor e coordenador pedagógico, para explicar a situação de cada uma. “Cada escola tem que conhecer o aluno e todos eles. Porque cada aluno é diferente. Não temos que preparar só para as avaliações externas, nosso interesse tem que ser com todos os alunos”, finalizou Regiane.
Por Thomas Pacheco
Foto: Banco de Dado Aberto