Com o orçamento aprovado pelo comitê, a RoKAF (Força Aérea da República da Coreia) pode começar o processo de licitação para a compra dessas aeronaves, de acordo com os requisitos de projeto

Nesta última semana um Comitê de projetos da área de defesa na Coreia do Sul aprovaram um orçamento de US$ 580 milhões para a compra de novas aeronaves, especificamente para substituir os aviões C-130H Hercules, que serão aposentados até 2026.

Nesta competição as aeronaves A400M, da Airbus, C-390 Millenium, da Embraer, e C-130J, da Lockheed Martin, podem competir para uma aquisição de possivelmente 12 a 16 aviões de carga fabricados no exterior.

Com o orçamento aprovado pelo comitê, a RoKAF (Força Aérea da República da Coreia) pode começar o processo de licitação para a compra dessas aeronaves, de acordo com os requisitos de projeto.

Atualmente a Coreia do Sul tem uma frota de 12 aviões C-130H Hercules, e mais quatro C-130J Super Hercules, sendo que este último continuará na frota de transporte, e é a única versão comercializada pela Lockheed Martin atualmente.

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C-130J Super Hércules da ROKAF. Foto: Republic of Korea Armed Forces via Facebook.

O comitê também aprovou um projeto de 690 bilhões de won para desenvolver e fabricar mísseis guiados navio-ar do próximo ano até 2036 e um esquema de 230 bilhões para desenvolver armas ar-terra de longo alcance para ataques de precisão até 2028.

Atualmente a Força Aérea da República da Coreia possui aviões C-130, CN-235 e A330 MRTT em sua frota.

Coreia do Sul tem um projeto para novo avião cargueiro

A Korea Aerospace Industries (KAI) apresentou recentemente em um vídeo o projeto da empresa para uma aeronave de transporte militar e multi-missão, para o uso pela Força Aérea da Coreia do Sul.

O avião aparenta ser bem semelhante ao C-2, fabricado pela Kawasaki no Japão, e o KC-390 da brasileira Embraer, projetado especificamente para a FAB. Curiosamente o conceito da KAI também é chamado de C-2, por enquanto.

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A aeronave pode ser utilizada para muitos fins diferentes, incluindo avião de reconhecimento e aeronave de patrulha marítima. Se o projeto for aceito pelo país, o investimento da KAI deve ser de US$ 2,7 bilhões ao longo dos próximos sete anos.

Apesar do projeto existir, é improvável que o desenvolvimento completo da aeronave ocorra até 2026, como seus concorrentes que já estão disponíveis no mercado.

Capacidades do Embraer C-390/KC-390 e do C-130J

O KC-390 é uma aeronave de carga multimissão desenvolvida pela Embraer em parceria com a FAB para substituir o Lockheed C-130 Hércules, modelo de origem americana em serviço no Brasil desde 1964. 

Batizado como Millennium, o KC-390 pode transportar até 26 toneladas de cargas diversas, 80 soldados totalmente equipados ou 66 paraquedistas e é motorizado por dois turbofans IAE V2500-

O modelo também poderá ser usado em missões de Busca e Salvamento, Vigilância e Patrulha Marítima. A capacidade de combate a incêndios também está sendo desenvolvida. Além do Brasil, o jato com 35 metros de comprimento já foi adquirido por Portugal (cinco unidades) e Hungria (duas unidades).

O C-130J Super Hercules tem com 34,69 metros de comprimento, 11,9 metros de altura e 39,7 metros de envergadura. A aeronave tem uma carga útil máxima de 19,9 toneladas, sendo capaz de transportar oito pallets, 128 soldados ou 92 paraquedistas.

Com informações de AEROFLAP

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