A companhia taiwanesa TransAsia, que havia cancelado todos os vôos desta terça feira, avaliou que não conseguirá pagar suas dívidas

Em 2015, uma aeronave da TransAsia caiu no rio Jilong, em Taipé, após problemas na decolagem, matando 43 pessoas (TVBS Taiwan/AFP)
Em 2015, uma aeronave da TransAsia caiu no rio Jilong, em Taipé, após problemas na decolagem, matando 43 pessoas (TVBS Taiwan/AFP)

A companhia aérea taiwanesa TransAsia anunciou nesta terça feira o fim das suas atividades. A decisão foi tomada  após uma reunião de emergência do conselho de administração da empresa, que concluiu que a companhia não seria capaz de conseguir dinheiro para pagar títulos de dívida que vencem no dia 29 deste mês.

Na segunda-feira, a TransAsia havia divulgado um comunicado aos seus clientes sobre o cancelamento de todos os vôos previstos para hoje.O governo taiwanês criticou a companhia por ter dado o aviso aos passageiros em cima da hora. A TransAsia vai reembolsar os clientes que haviam comprado passagens, mas ainda não voaram.

Acidentes

As dificuldades financeiras da empresa aérea começaram após dois acidentes fatais. No primeiro, ocorrido em 23 de julho de 2014, 48 pessoas morreram quando o bimotor ATR-72 se chocou durante o pouso nas ilhas Penghu, em Taiwan. As condições meteorológicas eram adversas, com chuva forte.

Em 4 fevereiro de 2015, outra aeronave do mesmo modelo mergulhou no rio Jilong, na capital, Taipé, matando 43 pessoas. Um relatório de investigação, de junho de 2016, atribuiu este acidente a uma falha do piloto, que desligou a turbina errada quando um dos motores apresentou problemasapós a decolagem.

          
No dia seguinte, a companhia ordenou que todos os seus 68 pilotos passassem novamente por treinamento, e dez deles foram reprovados no primeiro estágio de qualificação do órgão de administração aeronáutica local.

O episódio fez com que as autoridades impedissem alguns pilotos da empresa de voar antes de fazerem novos treinamentos, e determinou que a companhia revisse seus procedimentos de segurança.

As negociações das ações da companhia foram suspensas da bolsa de Taiwan. A TransAsia teve prejuízo de 36,3 milhões de dólares (121,65 milhões de reais) em 2015. Nos primeiros nove meses de 2016, o rombo acumulado subiu para 70 milhões de dólares (234,59 milhões de reais).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here