Apenas Caucaia e Ferroviário já estão garantidos na próxima fase do campeonato, que garante ao campeão presença na Copa do Brasil de 2019
A Taça Fares Lopes chega na última rodada da fase inicial neste sábado (6), com quatro partidas no mesmo horário e muitas pontas ainda soltas na classificação. Isso porque apenas dois clubes aparecem já encaminhandos para a etapa seguinte do certame – Caucaia e Ferroviário -, enquanto outras duas vagas são disputadas por cinco equipes: Pacajus, Iguatu, Fortaleza, Horizonte e Floresta. A excessão é o Ceará, que ocupa a lanterna da competição e já não tem chances matemáticas de classificação.
Realizando investimentos para a disputa do torneio, Fortaleza e Iguatu dependem apenas de si para avançar à semifinal. Na 5ª posição com sete pontos, o Leão encara o Horizonte no Estádio Domingão, às 16h, precisando de uma vitória simples sobre o Galo do Tabuleiro para se firmar no G-4. Para o técnico tricolor Marcone Montenegro, o foco do clube é chegar novamente na decisão e trazer a taça.
“O objetivo maior é a vitória, que vai nos proporcionar uma passagem de fase. Depois, buscar a classificação para em seguida disputar uma semifinal e chegar na final. Então tem que ser no passo a passo. A equipe trabalhou bem a semana e corrigiu os erros. Todos os jogadores do Fortaleza sabem que todo jogo é uma luta. Vamos para cima do Horizonte”, declarou o comandante.
O panorama é ainda mais fácil para o Azulão do Centro-Sul do Estado. Terceiro colocado na tabela com 10 pontos somados – mesma somatório do vice-líder Ferrão -, o Iguatu precisa apenas de um empate para garantir vaga na segunda fase da Fares Lopes. A equipe enfrenta o Pacajus, às 16h, no Estádio Morenão. O jogo é importante também para as pretensões do adversário, que avança com uma vitória, no entanto, o resultado pode ser revertido devido uma denúncia do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado do Ceará (TJDF-CE) por atuar com um jogador irregular.
Caso seja condenado, o Pacajus pode perder até 12 pontos na tabela, caíndo para a lanterna da competição. O julgamento ainda não tem data definida.
Liderança
Brigando pela ponta da tabela, Ferroviário e Caucaia duelam na 7ª rodada querendo levar vantagem já para as semifinais. Liderado por Ciel, que chegou no decorrer do certame e já anotou dois gols, o rubro-negro segue invicto e na 1ª posição, com 12 pontos somados. Enquanto isso, o Tubarão da Barra tem 10 somados e também aposta em um goleador para avançar na liderança: Edson Cariús, que também marcou duas vezes na Fares Lopes.
A partida acontece no Estádio Raimundo de Oliveira, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, às 16h. Na semifinal, O primeiro colocado enfrenta o quarto e o segundo encara o terceiro, sendo que o clube de melhor campanha joga a partida de volta em casa. Vale ressaltar que o campeão, com excessão de Fortaleza ou Ceará, ganha vaga na Copa do Brasil de 2019.
Jogos
Floresta x Ceará, no PV
Iguatu x Pacajus, no Morenão
Horizonte x Fortaleza, no Domingão
Caucaia x Ferroviário, no Raimundo de Oliveira
Fonte: Diário do Nordeste