Em alguns pontos da cidade, foram registrados volumes superiores a 50 mm

Uma agradável notícia ligada ao clima, trouxe alívio para os fortalezenses que têm enfrentado uma onda de calor nos últimos meses. É que durante a madrugada desta terça-feira (28), a cidade foi banhada por uma boa chuva, acompanhada de fortes trovoadas. Em alguns pontos da cidade, foram registrados volumes de até 50 mm de chuvas.

O bairro Antonio Bezerra, registrou 53 mm, em um medidor localizado em uma residência. A informação é do proprietário do imóvel, que há anos acompanha a pluviosidade no local.

Outras regiões

As chuvas e trovoadas não foram registradas somente em Fortaleza. Cidades da Região Metropolitana e interior também tiveram chuvas acompanhadas de fortes trovões. Em Itarema, a 220 km de Fotaleza, houve precipitação, acompanhada de fortes trovoadas. A informação foi repassada pela professora Erivalda Vasconcelos, que disse ter acordado por volta de 2 horas da madrugada, com o fenômeno climático.

Alívio do calor

A chuva desta madrugada, trouxe alívio na onda de calor que os fortalezenses têm enfrentado nos últimos dias. Com os termômetros superando os 35 graus, a chuva de hoje traz a expectativa de dias amenos na cidade.

Seca em 2024

Segundo a Funceme  Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme),órgão do do Governo do Estado que monitora o clima no Ceará, o cenário para 2024 é de seca. De acordo com entidade, o aumento na temperatura do oceano, causando o fenômeno conhecido por El Niño, é a principal causa da seca. Fenômeno vai durar até abril de 2024, o que compromete a quadra chuvosa no estado que vai de fevereiro a maio.

O anúncio foi feito pelo presidente do órgão, Eduardo Sávio Rodrigues, durante a 114ª Reunião Ordinária do Conselho de Recursos Hídricos do Ceará (Conerh), na terça-feira (21).

Reserva hídrica em risco

Segundo o diretor de operações da Cogerh, Tércio Dantas, a situação hídrica ficará comprometida por conta da seca. Registrando um percentual equivalente a 40% da capacidade total atualmente, o técnico estimou que, partindo de um cenário crítico como apontado pela Funceme, o Ceará deve chegar ao fim da quadra chuvosa de 2024 abaixo de 30% de sua capacidade – considerando aporte nulo.

Por Carlos Kté Santos..

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse GAZETA DA JUREMA e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique:http://gazetadajurema.com.br/ e nos siga no Instagram https://www.instagram.com/gazetadajurema/
Seja um apoiador do site e ajude a continuarmos gerando conteúdos. Colabore com qualquer valor pelo PIX abaixo!

Compartilhe esse artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here